Revista Compromisso Ano XII N°446 2T2018

O PERFEITO JUÍZO DE DEUS

Romanos 2

“E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, contra os tais coisas praticam.” (Rm 2:2)

A pretensa superioridade dos judeus – Quando estudamos o livro de Romanos, fica claro que Paulo estava trabalhando com uma comunidade de fé dividida. De um lado, a maioria gentia, formada por pessoas que aceitaram Jesus como Salvador e permaneceram em Roma após a expulsão de Cláudio. De outro, uma minoria judia, que entendia que, por serem seguidores da Lei e filhos de Abraão, seriam superiores espiritualmente. Possivelmente, esse grupo de judeus convertidos se julgava no direito de criticar as ações dos gentios, tanto as pregressas quanto as atuais. Queriam que aqueles que não nasceram segundo a lei adotassem suas práticas rituais. Paulo rapidamente combate essa visão, igualando judeus e gregos sob o mesmo juízo divino. Para Deus, não há castas superiores e inferiores; há pecadores e remidos, independentemente de origem social (v.9-11).

Religiosidade de aparências – A visão judaica de uma vida religiosa saudável era baseada nas aparências. Jesus, por diversas vezes, criticou os fariseus por suas orações públicas (Lc 18:9-14) e por suas demonstrações físicas de quando estavam em períodos de jejum (Mt 6:5-8, 16-18). Entretanto, Paulo, como fariseu, advertiu seus antigos concidadãos que não deveriam agir hipocritamente, criticando os outros por coisas que eles mesmos faziam (v.17-24). A sua atitude falsa, pregando algo que não faziam, era motivo de escândalo entre os gentios e seria, também, perante os não cristãos.

O novo padrão de vida com Deus – Paulo encerra sua argumentação estabelecendo uma nova forma de conduta para o cristão: a obediência a Deus por amor a ele, operada em nossos corações por uma transformação de atitudes (v.25-29). Este novo padrão não visa à ostentação, mas uma humilde submissão à vontade Deus, totalmente interna e oculta aos olhos dos outros. Devemos viver como espelhos da luz de Cristo, iluminando o mundo em trevas que nos cerca.

Resumo feito por Marcia Cristina Pinheiro

Equipe de estudos e resumos do MEC

 

Leituras Diárias

Segunda-feira – Romanos 2:1-4

Terça-feira – Romanos 2:5-11

Quarta-feira – Romanos 2:12-16

Quinta-feira – Romanos 2:17-21

Sexta-feira – Romanos 2:22-24

Sábado – Romanos 2:25-27

Domingo – Romanos 2:28-29

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: