A VIDA DO CRISTÃO NO ESPÍRITO
Romanos 8
“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 8.37-39)
Na lição anterior (Rm 7), aprendemos com o apóstolo Paulo que Cristo nos enviou o Espírito Santo para nos auxiliar na luta contra nossa natureza pecaminosa. No capítulo oito, ele nos encoraja a ter uma vida transformada segundo o Espírito, pois não há mais condenação (julgamento e execução de sentença) para os justificados em Cristo Jesus. Assim, devemos nos lembrar do preço pago por nosso Senhor em tomando lugar a fim de libertar-nos da escravidão do pecado e nos dar a vida eterna.
Paulo nos lembra também que em Cristo nos tornamos filhos (somos aceitos na família de Deus). Desse modo, também passamos a ser herdeiros de Deus em e com Cristo. “Ser considerado filho de Deus é uma das maiores e mais profundas certezas do evangelho. Ela nos dá segurança e tranquilidade para caminharmos (…).” Saber que Jesus se importa conosco e que tudo o que acontece não é por acaso, mas coopera para sermos mais semelhantes a Ele, acalenta nossos corações e nos ajuda a enfrentar as mazelas deste mundo.
Nesta lição, compreendemos que, pelo Espírito, a mente das pessoas é transformada impedindo que vivam segundo os padrões do pecado e da morte. Também entendemos que a obra da salvação de Jesus Cristo possibilitou sermos adotados como filhos de Deus. Por causa disso, devemos viver sob o domínio do Espirito Santo.
Elaine Barbosa Amarante Dantas – Equipe de Resumos
Leituras Diárias
Segunda-feira – Romanos 8.1-5
Terça-feira – Romanos 8.6-11
Quarta-feira – Romanos 8.12-17
Quinta-feira – Romanos 8.18-23
Sexta-feira – Romanos 8.24-27
Sábado – Romanos 8.28-30
Domingo – Romanos 8.31-39