INCONFORMAÇÃO COM A INJUSTIÇA E DEDICAÇÃO AO AMOR

Romanos 11;12

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.1,2)

A lição de hoje contempla uma transição no texto de Paulo, porém, com a mesma intenção: enquanto o capítulo 11 traz o final da argumentação teológica do apóstolo sobre o local dos cristãos no reino de Deus, o capítulo 12 inicia uma série de textos com orientações práticas sobre como seus membros deveriam lidar com algumas questões. O que permeará estas orientações será aquele que foi o paradigma do ministério de Jesus: o amor.

Paulo estabeleceu que judeus e gentios são pecadores, que são salvos do mesmo modo e que possuem papeis complementares na História. Agora ele se volta para questões mais práticas, as quais têm muitos pontos em comum com os pontos de vista dele sobre judeus e gentios. Ele tratou de quatro assuntos, sendo abordados dois neste estudo: a necessidade de consagração total (12.1,2), a vida no corpo de Cristo (12. 3-21).*

Nos versículos 1 e 2, Paulo incentivou seus leitores a responderem à bondade de Deus com uma devoção total a Cristo. No restante do capítulo, Paulo focou numa maneira em que os seus leitores devem viver à luz das misericórdias divinas: servindo a outros cristãos.* Paulo exorta os cristãos a adotarem e suas vidas: altruísmo, humildade, serviço, perseverança, abnegação, longanimidade, companheirismo, bondade e paz.

Elaine Amarante – Equipe de Resumos

Leituras Diárias

Segunda-feira – Romanos 11:1-8

Terça-feira – Romanos 11:9-14

Quarta-feira – Romanos 11:15-24

Quinta-feira – Romanos 11:25-32

Sexta-feira – Romanos 11:33-36

Sábado – Romanos 12:1-8

Domingo – Romanos 12:9-21

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ