EXEMPLOS BÍBLICOS DE DISCIPULADO
João 1:1-18; I João 2; II João 1:1-13; III João 1
“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede de Deus, mas procede do mundo.” (I João 2:15-16)
Introdução. A palavra discipulado não se encontra no Novo Testamento, mas se encontra evidente em suas páginas, pois o termo discípulo aparece nelas mais de 250 vezes. O princípio do discipulado esteve latente no período do Antigo Testamento, contudo, só se torna patente a partir de João Batista, que já era cercado de discípulos (Mt 9:14; Lc 11:1); Jo 1:35).
Passos iniciais para ser discípulo de Cristo (Jo 1:35-39). No texto, vemos o primeiro passo em que João Batista anuncia Jesus como “o Cordeiro de Deus” a sés dois melhores discípulos (v.36,37). A referência ao cordeiro aponta para o sacrifício (Ex 12:3,4) e o Messias, retratado pelo profeta Isaías como o Servo sofredor, é o Cordeiro a ser sacrificado (Is 53:7) É impossível seguir o Senhor Jesus Cristo sem que ele seja anunciado ao futuro discípulo. João, que era um discipulador, leva André (v.40) e, provavelmente João, o autor do Evangelho. O segundo passo é ir a Cristo. Assim que ouviram falar de Jesus, os dois discípulos passaram a segui-lo (v.37). O terceiro passo é estar à disposição para aprender com Jesus (v.39), crescendo progressiva e profundamente nele e permanecendo nele (Jo 15:4-11).
O discípulo leva Cristo aos parentes e aos amigos (Jo 1:40-46). É um grande desafio, pois os familiares geralmente não são um campo missionário fácil, pois ele conhecem bem a história de vida pregressa e defeitos do parente que se dispõe a levá-los a Cristo, nem sempre aceitando a mensagem compartilhada por ele. Do mesmo modo que André falou de Cristo a seu irmão Pedro, vemos agora Filipe que, após atender o chamado de Cristo para segui-lo (v.43), desafira seu amigo Natanael a também ser um seguidor de Jesus.
Conclusão. Concluímos com as palavras magistrais de John Stott: “É impossível um discipulado cristão maduro, completo e equilibrado sem que os discípulos se submetam à autoridade ensinadora de seu Senhor tal como mediada através da Escritura. Afinal, o que é discipulado? É um estilo de vida multifacetado, um amálgama de diversos ingredientes”.
Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos
Leituras Diárias
Segunda-feira – II Timóteo 2:1-13
Terça-feira – II Timóteo 2:14-26
Quarta-feira – I João 2:3-17
Quinta-feira – I João 2:18-24
Sexta-feira – II João 2:25-29
Sábado – II João 1:1-13
Domingo – III João 1:1-15