DISCIPULADO CRISTÃO NA CARTA AOS CORÍNTIOS
1 Coríntios 16; 2 Coríntios 12;13
“Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” (2Co 13.5)
As palavras discípulo e disciplina provêm do mesmo radical. Conforme John Stott, “as palavras (cristão e discípulo) implicam relacionamento com Jesus. Porém, discípulo talvez seja mais forte, pois inevitavelmente implica relacionamento entre aluno e professor(…) para que os cristãos fossem discípulos de Jesus de maneira consciente e levassem a sério a responsabilidade e de estar sob disciplina”. Realmente, não há discipulado cristão sem estar “sob disciplina”. Todo discípulo é um aprendiz na comunidade cristã.
Paulo é um exemplo a ser seguido como um discípulo e um discipulador. Na carta aos coríntios, ele nos dá cinco conselhos práticos para a vida cristã: Vigiem cotidianamente; permaneçam firmes na fé; portem-se como discípulos corajosos com determinação e posicionamento claro de cristão; sejam fortes perante os desafios que surgem na caminhada cristã; façam tudo com amor.
Ele também nos ensina que a vida cristã não está isenta de sofrimento (Mt 5.10-12); que não vivemos isolados, mas unidos em Cristo sob uma liderança idônea, que sirvam de exemplo ao rebanho; que a graça de Jesus nos é suficiente em toda e qualquer situação; que precisamos cultivar o autoexame (“Temos que ler as escrituras contra nós mesmos, não contra outras pessoas.”).
Por fim, aos cristãos Paulo diz: procurem aperfeiçoar-se; exortem-se mutuamente; tenham um só pensamento e vivam em paz. (2Co 13.11). Oremos para que possamos colocar em prática em nossas igrejas tais ensinamentos com sabedoria e amor em Cristo.
Elaine Amarante – Equipe de Resumos
Leituras Diárias
Segunda-feira – 1 Coríntios 16.1-4
Terça-feira – 1 Coríntios 16.5-12
Quarta-feira – 1 Coríntios 16.13-24
Quinta-feira – 2 Coríntios 12.1-10
Sexta-feira – 2 Coríntios 12.11-18
Sábado – 2 Coríntios 12.19-21
Domingo – 2 Coríntios 13.1-12