DISCIPULADO CRISTÃO NA CARTA AOS EFÉSIOS

Efésios 4-6

“Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios.” (Efésios 5:15)

O discípulo e seu estilo de andar. O velho homem e o novo homem (Ef 4:1-6, 17-32). O verbo andar (em grego: peripateu), palavra-chave no trecho em estudo, ocorre oito vezes nesta carta, no sentido de andar espiritual (2:2,10; 4:1,17; 5:2,8,15). Por isso, a Bíblia NVI traduz peripateu por viver. “Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam” (4:1). Isto mostra que o discípulo vive um estilo de vida diferente do anterior, como escreveu Paulo, mostrando que os efésios, quando estavam mortos em suas transgressões e pecado, viviam em desobediência e de acordo com poderes malignos (Ef 2:1,2). O modo de viver do velho homem, nos versículos 17-19, é o retrato da vida sem Deus. O discipulado contínuo de Cristo é ilustrado pelo despir-se do velho homem e revestir-se do “novo homem, criado segundo Deus em verdadeira justiça” (v.24). Os versículos 25-32 falam como esse despir e revestir acontecem na prática.

A imitação de Cristo (Ef 5:1-17). Os crentes da antiga aliança foram exortados à santidade porque Deus é santo (Lv 11: 44,45; 19:2). Eles tinham conhecimento da santidade divina através da história e de sua autorrevelação. Na nova aliança, somos exortados, como filhos que somos, a ser imitadores de Deus Pai e andar em amor como Cristo, que nos amou e se entregou por nós “como oferta e sacrifício com aroma suave” (v.1,2). Portanto, se quisermos imitar Deus, olhemos para Cristo, que é “a imagem do Deus invisível” (Cl 1:15), entre nós, tentado em tudo, mas sem pecado (Hb 4:15).

A armadura para o discípulo enfrentar do dia a dia (Ef 6:10-20). De acordo com Paulo, nós anteriormente andávamos segundo “o curso deste mundo”, “o príncipe da potestade do ar” e “as inclinações da nossa carne” (Ef 2:1-3). Mas agora, em Cristo, o mundo, Satanás e a carne se tornam nossos inimigos contras os quais lutamos. O apóstolo, então, previne que “não é contra pessoas de carne e sangue que temos de lutar, mas contra principados e poderios, contra os príncipes deste mundo de trevas, contra os exércitos espirituais da maldade nas regiões celestiais” (Ef 6:12). Por isso, devemos estar com “toda a armadura de Deus” (v. 11,13), e não apenas algumas, para que nenhuma área de nossa vida fique indefesa. Você está com a armadura de Deus completa em prontidão para a sua defesa ou há alguma parte em falta?

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

 

Leituras Diárias

Segunda-feira – Efésios 4:1-16

Terça-feira – Efésios 4:17-32

Quarta-feira – Efésios 5:1-6

Quinta-feira – Efésios 5:7-21

Sexta-feira – Efésios 5:22-33

Sábado – Efésios 6:1-9

Domingo – Efésios 6:10-24

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: