A OBRA MISSIONÁRIA E A VIDA CRISTÃ
3 João
“Amado, não sigas o que é mal, mas o que é bom. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus..” (3 João 11)
Nesta lição, o apóstolo João incentiva a hospitalidade como um serviço do cristão para com aqueles que ministram as boas novas. Terceira João “trata-se de uma carta que recomenda Demétrio ao destinatário, Gaio. A preocupação central de 3João é que os missionários viajantes deveriam ser recebidos com toda hospitalidade, de acordo com o princípio do amor cristão.”
Assim, nesta carta, aprendemos que para Joao seguir o evangelho não se tratava apenas um como princípio moral e ético, mas de viver uma vida que refletisse de forma prática, ativa a verdade do evangelho para o homem. Por isso, o apóstolo manifesta alegria pela experiência de vida com Cristo de Gaio.
Por outro lado, João reprova a conduta de Diótrefes e faz acusações sérias contra ele: 1- Presunção: “Que procura a primazia…”(v.9); 2- Inacessível: “Não nos recebe” (v.9); 3- Malicioso: (…) proferindo contra nós palavras maliciosas (…) (v. 10); 4- Opressor: “ e impede os que querem recebê-los” v.10; e Repressor: “ e os lança fora da igreja” (v. 10).
Assim como Gaio, João recomenda Demétrio como exemplo de testemunho fiel de vida cristã. “Todos dão testemunho de Demétrio” (v. 6 e 12). O verbo testemunhar “ tem conotações de controvérsia legal (Indicando a seriedade das questões do ponto de vista de João) e da alegre proclamação do evangelho (indicando que a vida exemplar era uma consequência da salvação efetuada por Deus em Cristo) .”
O autor desta lição nos deixa uma pergunta a partir da reflexão a partir do testemunho de vida cristã de Gaio e Demétrio testificados pelo apóstolo João em sua carta: “Será que alguém pode escrever com este mesmo teor a nosso respeito?”
Elaine Amarante– Equipe de Resumos
Bíblia de Estudo de Genebra
Leituras Diárias
Segunda-feira – 3 João 1,2
Terça-feira – 3 João 3,4
Quarta-feira – 2 João 5,7
Quinta-feira – 3 João 8
Sexta-feira – 3 João 9,10
Sábado – 3 João 11-13
Domingo – 3 João 14,15