EXORTAÇÕES CONTRA OS PERVERTEDORES DA FÉ
Judas
“Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus, esperando na misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.” (Judas 20,21)
Vivemos em uma época em que proliferam doutrinas diversas e contrárias aos ensinos da Palavra de Deus – diminuem ou minimizam a pessoa de Cristo, exaltam o ser humano ou modificam o meio de salvação apresentado nas Escrituras, dentre outros ensinos nos quais Deus é servo que atende aos projetos e desejos humanos.
O propósito de Judas era “combater o falso ensino de que a liberdade e a salvação dos cristãos pela graça dão a eles licença para pecar. Diante disso, ele denuncia os falsos mestres na igreja e o estilo de vida imoral que eles promoviam. Entre os versículos cinco e dezenove, Judas fala da condenação que os falsos mestres sofreriam citando exemplos do castigo de Deus aos ímpios, às pessoas que levam outras a pecar conforme a Palavra e do livro Enoque 1,9, muito conhecido em sua época.
Nesta carta, Judas exorta os cristãos a não só resistirem aos falsos mestres, mas também a viverem uma “vida de retidão e devoção a Deus”. Ele os chama a batalhar de forma ativa pela fé de modo que a vida aponte para os ensinamentos de Cristo e O glorifique. Assim, doutrina e moralidade são inseparáveis na vida cristã.
Elaine Amarante– Equipe de Resumos
Bíblia de Estudo de Genebra
Leituras Diárias
Segunda-feira – Judas 1,2
Terça-feira – Judas 3,4
Quarta-feira – Judas 5-7
Quinta-feira – Judas 8-10
Sexta-feira – Judas 11-15
Sábado – Judas 16-19
Domingo – Judas 20-25