OS SALMOS DE EXALTAÇÃO À LEI DE DEUS
Salmos 1 e 15
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e nela medita dia e noite.” (Salmo 1:1,2)
Salmo 1: “Como a árvore plantada junto às correntes de águas”. O primeiro salmo é o portal de acesso ao livro. Ele nos introduz à coleção de textos contida em Salmos, não para explicar sua temática – como, por que ou por quem foram escritos, ou mesmo outros dados de interesse ao se iniciar um texto longo – mas, sim, apresentando a chamada que todos os salmos fazem e, ao mesmo tempo, exemplificando características deles, para as quais convém atentar.
Testemunho. O termo “salmos” é derivado do grego, utilizado desde a tradução Septuaginta do Antigo Testamento, no século 3 a.C. Seu significado seria “poema para ser cantado com instrumento de cordas”. Na língua original, o hebraico, os salmo são conhecidos como Tehilim, que significa “louvores”, e, por vezes, Tefilot, que quer dizer “orações”. Ambos os nomes expressam a finalidade de um salmo, embora o termo grego seja restritivo.
Características. 1)Ritmo – cadência no texto; a segunda e a terceira frase reforçam a ideia expressa na primeira, complementando-a (paralelismo); O paralelismo se apresenta de diversas formas – sinônimo, contraste, função construtiva, função emblemática. 2)Tensão – contraste neste salmo do justo com o ímpio, confrontados para propósito didático. Os salmos são conflituosos por natureza e sempre apresentam pensamentos que se chocam, não só entre os errado e o certo, mas também, entre o real e o ideal e entre o que se tem e o que se quer. 3)Gênero – Não se pode deixar de constatar que os Salmos são masculinos. Não há salmo que apresente uma mínima indicação de uma mulher como autora, nem temas ou perspectivas especificamente femininas.
A mensagem do Salmo. A tensão que o Salmo 1 apresenta para nós é com o ataque frontal à época atual, considerada pós-modernidade e o que quer que e esteja sucedendo. O salmo é um vigoroso confronto aos valores que formam a base da época prevalente: enquanto hoje a permissividade é quase total e nada dever ser proibido, o texto determina não andar, não se deter nem se assentar; enquanto hoje a convivência com a diversidade de todo tipo é requerida, o salmo ordena segregar-se e evitar determinadas classes de pessoas; enquanto hoje a busca por qualquer prazer é incentivada, o salmista estabelece um único prazer como necessário.
Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos
Leituras Diárias
Segunda-feira – Salmo 1:1,2
Terça-feira – Salmo 1:3,4
Quarta-feira – Salmo 1:5,6
Quinta-feira – Salmo 15:1
Sexta-feira – Salmo 15:2
Sábado – Salmo 15:3
Domingo – Salmo 15:4,5
-
Que a graça e a paz do Senhor Jesus, seja abundantemente em vossa vidas,
nós da Primeira Igreja Batista Em Pirajá, em Salvador, no Estado da Bahia, estamos estudando Os salmos para hoje.É inspirador estudarmos os Salmos, principalmente pelos títulos que engrandece, a exemplo da Lição de E B D 2, Os salmos de Exaltação A Lei De Deus – I.
No entanto observo que na indicação do Texto Bíblico inicio da aula, tem um disparate, o capitulo 1 do livro de Salmos,só contem 12 vesiculosos, e no 15 como esta indicado.Muito obrigado.
Luiz Eduardo Portela-
Prezado irmão, agradecemos sua mensagem.
O estudo será revisado e, em breve, faremos as retificações necessárias.
Que Deus o abençoe!
-