O MINISTÉRIO DO ENSINO

2Crônicas 17; Neemias 12; Lucas 9; Romanos 12

“Se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se em fazê-lo;” (Romanos 12.7)

O ministério do ensino não é algo restrito aos dias de hoje. O povo de Israel já tinha a ordem de ensinar às novas gerações sobre os mandamentos divinos. O ensino das Escrituras é algo que deve ser diário, massivo e sem cessar.

“Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; e escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas; para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra.” (Deuteronômio 11:18-21)

Jesus, na grande comissão (Mateus 28.19-20), diz: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Em outras palavras, não basta ir e pregar o evangelho, é necessário, após a conversão, ensinar, fazer discípulos, ensinar a guardar todos os ensinamentos bíblicos.

A igreja só tem como prosseguir existindo se houver ensino, no púlpito, nas casas, nas salas de EBD e em qualquer outro lugar. Não basta incentivar a leitura da palavra, mas como disse o etíope a Felipe “Como poderei entender, se alguém não me ensinar” (Atos 8:31).

Marcelo Dantas – Equipe de Resumos

 Estudo complementar desta lição disponível em: http://www.pibrj.org.br/blog/vida-crista/

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ