Sofonias 1-3
“Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograrei esconder-vos no dia da ira do Senhor.” (Sofonias 2.3)
Conhecendo a situação histórica da nação. Embora durante o seu reinado, Ezequias (726-697 a.C.) tenha promovido uma reforma religiosa e espiritual em Judá, o seu filho Manassés (697-642 a.C) e o seu neto Amom (642-640 a.C.) retornaram à idolatria e a perversidade de antes. Durante essa época, prevaleceu o culto pagão e a prática de vários outros tipos de abominações em Judá.
Conhecendo o profeta e sua mensagem – O nome Sofonias (hebraico Zephan-Yah) significa “O Senhor escondeu”. O profeta era filho de Cosi e bisneto do rei Ezequias. De acordo com essa informação, Sofonias foi o único profeta que pertenceu à realeza judaica. […] Sofonias foi contemporâneo dos profetas Jeremias, Naum e Habacuque. A mensagem enfatizada no livro de Sofonias é que o dia do Senhor está próximo e virá como um acerto de contas tanto para as nações estrangeiras quanto contra o próprio Israel rebelde.
O acerto de contas do Senhor com as nações (Sf 2) – Na verdade, nenhuma nação escapará desse grande dia de acerto de contas (v. 6-8). Ninguém conseguirá “se esconder no dia da ira do Senhor.” (. 3) O Senhor condena principalmente a arrogância humana em não reconhecer seu poder e sua soberania.
Promessas e esperança de restauração (Sf 3) – […] após o juízo, o Senhor promete restauração, não apenas do seu povo, mas também de todas as nações (v. 8-20) O profeta anuncia a congregação futura das nações estrangeiras, às quais virão para adorar o Senhor em Jerusalém (v. 9-10). Para tal, seus corações serão transformados e seus lábios purificados (v. 9-13).
Conclusão – Assim, diante das lutas dos embates da vida, recebemos a promessa de que um dia seremos completamente libertos de qualquer sofrimento, opressão, injustiça. O Senhor mesmo nos guiará e nos apascentará em amor e justiça. “Deus purificará gentios e judeus e lhes concederá bênçãos grandiosas depois que o seu julgamento estiver terminado” (p. 1184)
Elaine Amarante – Equipe de Resumos
Veja o estudo completo sobre esta lição no site: http://www.pibrj.org.br/blog/vida-crista/