Jó 1; 2; 42
“E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!” Jó 1.21
O livro de Jó está entre os livros chamados de poéticos e de sabedoria e faz parte de todo o contexto da história do povo de Israel, desde os tempos da formação inicial com Abraão e vai até o final dos livros proféticos que formam o Antigo Testamento. Jó era um homem muito rico (Jó 1.3), um homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal (Jó 1.1).
Este livro encanta a todos que o leem buscando conhecer mais sobre a misericórdia de Deus e como nós devemos sempre depender Dele. Conta a história de um homem temente ao Senhor, que se preocupava em obedecer a Deus com muita dedicação e a quem oferecia muitos sacrifícios como demonstração do seu cuidado em servi-lo integralmente e para que nenhum de seus filhos se desviasse deste caminho.
Sendo provado em sua fé, com a permissão de Deus, Jó em sua narrativa nos apresenta um modelo de fé e fidelidade a Deus que nos serve como um farol de esperança, pois o sofrimento é um processo do próprio desdobramento da vida. Jó é o grande exemplo de que o ser humano pode conhecer a Deus mais e mais e que Deus está sempre disposto a ouvir e a fazer por sua graça e misericórdia seus votos constantemente conosco; nos mostra que o problema do sofrimento foi e é comum a qualquer ser humano. Jó sofreu por ser demasiadamente humano como qualquer um de nós. Que saibamos ser crentes incansáveis como Jó, pois a sabedoria procedente de Deus, possibilita-nos a conhecê-lo verdadeiramente até mesmo em nossas reclamações e murmurações contra Ele. A caminhada pode ser árdua, mas o Senhor foi e sempre será o Senhor. Bendito seja o seu nome.
Catarina Damasceno – Equipe de Resumos
* Extraídos: Bíblia Sagrada- Versão Almeida Revista e Atualizada; Revista Compromisso n 453 e Ceresko, Anthony R. A SABEDORIA NO ANTIGO TESTAMENTO. São Paulo: Paulus, 2004.