Jó 3-14

“!Bem sei que isso é verdade. Mas como pode o mortal ser justo diante de Deus?”

Jó 9.2

Os 26 versículos do capítulo 3 são um profundo lamento de Jó sobre si mesmo e questiona por que nasceu. Nesse tempo, seus três amigos que foram visitá-lo já estavam com ele; eles sabiam que estar com o amigo naquela hora era muito importante. Eles passaram sete dias ao

lado de Jó sem dizer uma palavra sequer, apenas acompanhavam a dor que o amigo estava vivendo. Eles eram realmente amigos e tentavam descobrir a razão do que estava acontecendo com o amigo. Nós precisamos uns dos outros. Há momentos na vida em que só estar ao lado.

No capítulo 7 vamos encontrar Jó como em uma contenda com Deus. Ele começa arquindo ao Senhor sobre aquela situação. Algumas versões denominam este capítulo com o subtítulo: “Jó contende com Deus”. Na realidade, ele busca respostas para o seu estado de saúde e vai concluir destacando a misericórdia do Senhor.

Nos capítulos 12-14, de alguma forma, Jó responde à palavra dos dois amigos que o reprenderam e procura mostrar ou explicar seu entendimento da severidade de Deus para com ele, assim, ele se defende das acusações de seus amigos, defende sua integridade, demonstra que o melhor conselho é calar diante da magnitude do Senhor. Ele fala da brevidade da vida e reconhece à grandeza de Deus. Ele faz de alguma forma uma prece reconhecendo o Senhor. 0 Senhor sempre é bondoso e, muitas vezes, não leva em conta nossa falta de sabedoria, nossa impaciência. Não temos poder algum para mudar nada em nossa vida, mas podemos e devemos dirigir ao Senhor reconhecendo e pedindo sua orientação para tudo e para todas nossas palavras nas horas e nos momentos certos do outro, demonstrando nossa compaixão, já é o suficiente para minimizar a dor.

Marcelo Dantas – Equipe de Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ