Jó 22-31

“Tão certo como vive Deus, que me tirou o direito, e o Todo-Poderoso, que amargurou a minha alma, enquanto em mim estiver a minha vida, e o sopro de Deus nos meus narizes, nunca os meus lábios falarão injustiça, nem a minha língua pronunciará engano.” (Jó 27. 2-4)

 

Ao contemplarmos os aspectos da vida e os infortúnios que ela nos apresenta em tempos difíceis, quando a desesperança insistir em permanecer, devemos buscar forças em Deus e pedir a sabedoria que provém Dele para lidarmos com as pressões e desafios do cotidiano. Jó estava vivendo momentos duros de angústia, de dor e tristeza, Deus o tinha colocado como provérbio dos povos (Jó 30.9) e seus amigos faziam intensas tentativas para que ele se declarasse culpado diante do Senhor. Agindo assim, os amigos de Jó só endossavam a opinião que Satanás tinha de Jó, isto é, que ele era um hipócrita.

Jó ainda reunia forças e com suas palavras seguia rebatendo os frágeis argumentos de seus amigos: “Tão certo como vive Deus, que me tirou o direito e o Todo-Poderoso, que amargurou a minha alma, enquanto em mim estiver a minha vida, e o sopro de Deus  nos meus narizes, nunca os meus lábios falarão injustiça, nem a minha língua pronunciará engano.”(Jó 27. 2-4), dando claras declarações de fidelidade, confiança e integridade ao Senhor. Jó tinha perdido tudo, mas não perdeu sua fé.

Ser fiel a Deus não significa imunidade aos problemas, pois como Jó, podemos enfrentar circunstâncias desconhecidas, mas permitidas pelo Senhor. Devemos crer na justiça de Deus, mesmo quando não conseguimos enxerga-la e mantermos uma vida de obediência e lealdade a Ele independente dos acontecimentos ou opiniões de amigos, pois a avaliação de Deus sobre nós é diferente da avaliação dos homens. Talvez Deus muitas vezes nos coloque em situações limites para nos mostrar quem realmente somos ou até para nos fazer vê-lo como realmente é. Que a exemplo de Jó, seja qual for o momento ou problema que estejamos passando, sempre estejamos dispostos a viver a declaração de fidelidade e reconhecimento da soberania do Senhor.

Catarina Damasceno – Equipe de Resumos

Extraídos: Bíblia Sagrada- Versão Almeida Revisada e Atualizada; Revista compromisso n. 453 e Ceresko, Anthony R. / A sabedoria no Antigo Testamento. São Paulo: Paulus 2004.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ