Provérbios 1-7
“Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos. Pv 7.1
O livro de Provérbios foi escrito por vários autores incluindo Davi, Salomão, Asafe, Ezequias, Agur e Lemuel. Seu propósito era “oferecer um recurso para o ensino da sabedoria aos jovens, em primeiro lugar para a família real e, em segundo lugar, para todas as outras famílias em Israel.” (p.805)
No estudo deste livro podemos extrair algumas verdades fundamentais:
- “Deus é a fonte de toda sabedoria e Ele a revelou” para que nós a aprendêssemos;
- “A sabedoria humana pode ser obtida apenas no contexto de reverência a Deus.”;
- os jovens precisam da instrução de pais e mães mais velhos e mais sábios.”;
- “Os líderes do povo de Deus, em especial, devem ser instruídos nos caminhos da sabedoria”. (p. 805)
Nos primeiros sete capítulos, Salomão fala sobre as lições que devem ser ensinadas ao filho e como essas dão vislumbres da sabedoria “que é encontrada na reverência a Deus”. (p.807)
Quando lemos “Meu filho, ouve a instrução de teu pai e não desprezes o ensino de tua mãe” (1.8) temos de perceber que o ouvir e o não desprezar o ensino do filho pressupõe-se pais comprometidos com a educação espiritual, moral e emocional. Desse modo, devemos nos atentar para a responsabilidade dos pais em ensinar o caminho do Senhor e sempre buscando fazer isso com a sabedoria que provém dEle. Para isso, precisamos ter vidas que reflitam os saberes que desejamos ensinar, ou seja, o testemunho coerente entre o que se ensina e o que se vive em casa e na igreja. Por outro lado, o testemunho não anula o ensino através da leitura da palavra, oração, comunhão, educação na disciplina do Senhor e ao mesmo tempo que não incite a ira dos filhos. Instruir no caminho do Senhor é mais do que recitar versículos bíblicos ou o momento em que os filhos passam na EBD. O Senhor responsabiliza os pais pela educação dos filhos. Pais que ensinam no caminho, renegando ensinos seculares que divergem da Palavra de Deus, dão um dos mais preciosos testemunhos, o de obediência a Deus, ou seja, daquilo que pretendem ensinar.
Para buscarmos mais sabedoria em relação ao que nossos filhos devem ouvir e aprender, estudaremos: Conselhos de um pai (Pv 1); Celebrando a Sabedoria (Pv 2); O Temor do Senhor é a base da vida (Pv 3); Cuidado com decisões perigosas (Pv 5;6) e Filho, guarda as minhas palavras (Pv 7). Que Deus nos dê sabedoria para entender e aplicar a sua instrução em nossas vidas para que Ele seja glorificado.
Elaine Amarante – Equipe de Resumos
Extraídos: Bíblia de Estudo de Genebra – 2ª ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil; São Paulo: Cultura Cristã, 2009. Revisada e Ampliada; Texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada. Revista compromisso n. 453 e Ceresko, Anthony R. / A sabedoria no Antigo Testamento. São Paulo: Paulus 2004.