EXALTAÇÃO AO AMOR NA FAMÍLIA

Cântico dos Cânticos 1-8

“As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.” (Ct 8.7)

O livro de Cânticos dos Cânticos foi escrito por Salamão, considerado o homem mais sábio de sua época. Todo o livro, que é um poema, está organizado em cenas que envolvem três personagens principais: a esposa (Sulamita), o esposo (Salomão) e um coro formado pelas filhas de Jerusalém. Deus em todo o tempo, derrama sua graça sobre nós por meio do seu imenso e eterno amor em todas as situações da vida, proporcionando alegrias e também o amor romântico que Ele mesmo permite ao marido e esposa compartilharem.

Ao mesmo tempo este amor romântico serve para que nós possamos entender o amor divino. Neste mundo, muitas forças operam para influenciar negativamente o bom relacionamento de um casal, por isso a necessidade de interpretarmos o amor de Deus. Um amor puro, fiel, sincero, que diz não quando necessário, que zela e que caminha lado a lado,

algumas vezes, como humanos, podemos ser apossados de uma atitude orgulhosa ou mesmo de vaidade e ao amor interessa a conduta do amado. Então se faz necessário falar de sentimentos, de como nos sentimos e não do problema em si. Aprender a entender os sinais e priorizar as conversas entre o casal, ajuda a treinar nossa capacidade de cuidar um do outro, buscar que suas vozes sejam ouvidas na realidade dos fatos apresentados dará o prazer de serem melhores um com o outro.

A celebração ao amor deve ser parte do modo de vida do casal, pois o Senhor nos oferece o amor como o maior dom da vida, porém, muitas vezes, temos dificuldades para compreender e vivenciar este amor bem como transmiti-lo. A demonstração que a esposa tem por completar os dias das bodas e viver ao lado do esposo, (Ct 1.4 e 7), e os ensinamentos e conselhos de não deixarem um ou outro desavisados de seus destinos, a estarem bonitos um para o outro, além dos elogios e as lindas declarações de amor que devem fazer parte do cotidiano do casal, se transformarão em combustível para um bom relacionamento conjugal. Este é o padrão divino para o casamento. Busque-o junto ao seu cônjuge para viverem uma vida matrimonial pura e saudável.

Catarina Damasceno – Equipe de Resumos

Extraídos: Bíblia Sagrada – Versão Almeida Revisada e Atualizada; Revista compromisso n. 453.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ