MARAVILHAS DE DEUS
Atos 14:1-7, 20-23; 16:1-8, 9-15; 19:1-22.
“E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.” (Atos 19:11)
Introdução. Vamos considerar a vida de Paulo em suas viagens e o que mais tarde o motivou a escrever às igrejas. Conhecer como as igrejas surgiram é importante para o conhecimento das cartas paulinas. Deus é Deus de maravilhas, de coisas extraordinárias. Vamos estudar Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses. Estas cartas são resultado da ação de Deus, não apenas na mente de Paulo, dando-lhe a revelação, mas resultado da ação de Deus durante as viagens missionárias do apóstolo quando proclamava a Palavra do Evangelho.
As maravilhas de Deus por meio das viagens missionárias (Atos 14) – As viagens missionárias de Paulo, ainda que marcadas por episódios inusitados e acontecimentos desafiadores, não eram uma aventura. Missões não é uma aventura de conveniência. Estratégia de trabalho de Paulo: sabia onde deveria ir e o que deveria fazer. Princípio estratégico de Paulo: tempo. A fé foi transformada em ousadia exatamente pelo crer. A ousadia existe para confirmar a palavra da graça. A ousadia existe para que sejamos usados. O nascimento de igrejas na região da Galácia contava com a ousadia. A ousadia se manifestava com compaixão. Não era temperamento forte e abusivo e nem valentia humana e pessoal. Paulo sabia e vivia a verdade. Paulo não se intimidava com a oposição. Quais são as formas de sermos ousados na
As maravilhas de Deus em função de plantação de igrejas confirmadas na fé (Atos 16) – Igreja precisa ser plantada com pessoas que professam e confirma a fé em Jesus e se dispõem à obediência a Cristo pelo batismo. A base para o nascedouro da igreja é a fé. Lídia é um bom exemplo de como iniciar uma igreja confirmada na fé. Como poderia se plantar uma igreja hoje?
As maravilhas de Deus em razão de ter como meta o crescimento poderoso da Palavra de Deus (Atos 19) – Crescimento poderoso veio também para dirimir dúvidas. Crescimento precisa ser bem alicerçado. Crescimento precisa ser em e com a Palavra de Deus, tão esquecida e negligenciada neste tempo. Como crescer sem consistência no ensino? Não basta falar de Jesus; é preciso ensinar as palavras de Jesus.
Estudo 1 | Assunto | Desafio |
Maravilhas de Deus | Deus fazia maravilhas pelas mãos de Paulo | Descreva algumas maravilhas que Deus tem feito por meio de você |
Conclusão – Como ser instrumento das maravilhas de Deus? 1)Ter convicção clara da vontade de Deus e submeter à sua direção; 2)Reconhecer que somos apenas instrumentos, somos mãos e não as maravilhas; 3)Objetivar que o crescimento deve ser sempre da Palavra, e não pessoal.
Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos
FONTE: Revista Compromisso – Edição do Aluno e Edição do Professor. Editora Convicção, Rio de Janeiro, RJ, 2019.