CRISTO VIVE EM MIM

Gálatas 1; 2.

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”  (Gálatas 2:20)

Introdução. O tema central da liberdade em Cristo é abordado na defesa da graça dentro dos capítulos 1 e 2. Paulo apresenta também sua biografia. Ele confirma e defende sua autoridade apostólica, recebida pela graça.*

A Experiência de Cristo Viver em Nós…

…É a base para o evangelho insubstituível. (Gl 1) – Estavam buscando outro evangelho, criando adendo a este. Era um evangelho diferente, de outra espécie, e não da mesma essência. *Paulo, ao escrever Gálatas, tinha o propósito de combater a influência judaizante nas igrejas da Galácia (região da Ásia Menor, atual Turquia). Assim o apóstolo buscou transmitir a natureza da salvação pela fé, definindo-a e defendendo-a a partir de exemplos do Antigo Testamento (Gl 36-14; 4:21-31), em oposição às obras da carne. Da mesma forma, Paulo combateu a prática da lei com forma de salvação, valorizando a santificação pessoal por meio do Espírito Santo e seus frutos (Gl 5:16-26).

…Oferece clareza quanto ao propósito da lei e seu tempo (Gl 2) –

Lei Graça
Deverá ser cumprida Seguir a verdade do evangelho pela pregação do evangelho e pela pregação da fé
A lei não justifica ninguém O que justifica é a fé em Cristo

 Nota sobre Cristãos Judaizantes – Os cristãos judaizantes foram uma facção que os apóstolos tiveram e enfrenta, com a expansão do cristianismo aos gentios. Como os primeiros discípulos de Jesus surgiram dentre os judeus, que possuíam a revelação da Lei de Moisés no Antigo Testamento, ganhava forma a ideia de que, para ser salvo, era preciso cumprir os mandamentos, em especial a circuncisão (At 15:1), ou seja, era preciso se tornar judeu primeiro para então se tornar cristão. Eles propagavam essa doutrina equivocada não apenas a novos convertidos, mas também a igrejas gentílicas já estabelecidas.

 Conclusão – O que fazer para que Cristo viva em mim? 1)Leia e conheça mais a Palavra de Deus; 2)Busque desenvolver uma vida de oração; 3)Rejeite todo tipo de proposta que contrarie a ética do reino; 4)Proponha ensinar com discipulado a essência do evangelho sem acréscimos humanos ou religiosos; 5)Nunca esqueça que o justo viverá pela fé.

 

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

FONTE: Revista Compromisso – Edição do Aluno e do Professor. Editora Convicção, Rio de Janeiro, RJ, 2019.

*Bíblia de Estudo da Escola Bíblica. Editora Cristã Evangélica e Sociedade Bíblica do Brasil. São José dos Campos e Barueri, SP, 2017.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ