O JUSTO VIVERÁ DA FÉ
Gálatas 3
“E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.” (Gálatas 3:11)
Introdução. Lidar com a questão dos mistérios de Deus é difícil para nós. As mesmas coisas sucedem aos justos e injustos. Para nós é sempre difícil entender que todos partilhamos o mesmo caminho. O resultado está com Deus.
Viver da fé é também compreender a presença e ação do Espírito em nós. (Gl 3:11) – O questionamento de Paulo atingiu a consciência dos gálatas. Alertou os gálatas sobre o retorno ao legalismo, que seria uma negação à toda a ação do Espírito Santo.
Viver da fé é entender que a verdadeira obediência é a verdade do evangelho (Gl 3:1) – Os gálatas ficaram fascinados com as palavras de Paulo. A palavra que Paulo usa aqui significa uma ilusão conduzida pelos aspectos sensoriais. Foram influenciados pela audição e pela visão.
Viver da fé traz entendimento da importância do resgate da maldição da lei (3:13) – Infelizmente, muitos ainda vivem perpetuando o ensino e prática da maldição. A Bíblia diz que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Não há por que o novo carregar sobre si coisas velhas, consequências da antiga dispensação. Não podemos cometer os mesmos erros dos gálatas.
Viver na fé faz entender que a lei é boa quando é entendida como aio (Gl 3:24) – Aio era o professor, o pedagogo. Era aquele que diariamente acompanhava e transmitia conhecimento e vida para as pessoas, especialmente às crianças. Paulo comparou “aio” com a “lei”, Disse que a lei deveria ser vista e entendida daquela forma. Aquele que conduz. A lei nos conduz à fé.
Viver na fé faz entender nossa condição de iguais no reino (Gl 3:28) – A cruz de Cristo desfez toda inimizade e separação entre o homem e Deus, entre os próprios seres humanos. A mesma comunhão em Cristo e o desfrutar da promessa é para todos igualmente, sem diferença. Todos somos um em Cristo Jesus.
Estudo 3 | Assunto | Desafio |
O justo viverá da fé | Os judeus queriam levar os gálatas a crer que a salvação seria alcançada pela obediência à lei. | Como você resolveria esse problema hoje? |
Conclusão – Como viver pela fé? 1)Nunca deixe que a racionalidade suplante a fé; 2)Desenvolva constante dependência de Deus; 3)Realize e promova boas-novas da salvação, jamais para a salvação; 4)Promova a fé como compromisso inegociável de obediência à verdade do evangelho.
Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos
FONTE: Revista Compromisso – Edição do Aluno e Edição do Professor. Editora Convicção, Rio de Janeiro, RJ, 2019.