Gálatas 4
“Assim que já não és mais servo, mas filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.” (Gálatas 4:7)
Introdução. Ser salvo tornando-se uma nova criatura em Cristo Jesus precisa ser entendido à luz de nossa nova condição que nos foi posta pelo Pai, o nosso Deus.
A condição de filho:
a) Em razão da consumação do plano salvífico do Pai (Gl 4:4) – Deus, soberano, preparou o mundo para o advento do Messias. Deus trabalhou imensamente para nos colocar na condição de filhos, adotando-nos em Cristo Jesus. Devemos pensar como Deus trabalhou pna história para que o pecado não tivesse poder condenatório em nossa vida.
b) Nos outorga o selo que é a garantia desta nossa nova situação espiritual (Gl 4:6) – Viver como filhos de Deus implica compreensão, entendimento e vida de que o Espírito está em nossos corações. A presença milagrosa do Espírito em nossos corações, no homem interior, dado como selo, é que nos conduz ao clamor fervente, reverente e dependente de Deus.
c) Nos dá o entendimento que somos reais herdeiros (Gl 4:1,7) – Herança, geralmente, é entendida como algo material, mas o sentido mais amplo podemos compreender a herança como qualquer legado que nos é deixado, seja ele material, psicológico, espiritual.
d) Promove um relacionamento com Deus e conhecê-lo também (Gl 4:8,9) – Agora a nossa posição como salvo indica que existe algo relevante. Somos antes conhecidos por Deus e o conhecemos.
e) É resultado do cumprimento de uma verdadeira e inequívoca promessa (Gl 4:22) – O programa do Deus Todo-Poderoso era formar um povo, do qual viria o Salvador. A promessa era a Abraão. Paulo usa a história de Abraão e faz uma alegoria para mostrar que a posição do crente tem como fundamento a promessa de Deus a Abraão.
Estudo 4 | Assunto | Desafio |
A nova condição do salvo | Vivendo a nova condição de salvo diante de Deus | Quais são os meus privilégios e responsabilidades como salvo por Cristo? |
Conclusão – Como viver esta nova condição de salvo? 1)Com gratidão a Deus por esta tão grande salvação; 2)Sempre crescendo na graça do Senhor; 3)Vivendo sempre na condição de verdadeiros filhos; 4)Compartilhando a mensagem do evangelho com outras pessoas.
Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos
FONTE: Revista Compromisso – Edição do Aluno e Edição do Professor. Editora Convicção, Rio de Janeiro, RJ, 2019.