Pr. João Soares da Fonseca
Deus Trabalha no Confinamento
Como você reagiria se, em vez de alguns meses, o confinamento a que estamos submetidos fosse de 40 anos? Aconteceu com Moisés, servo de Deus.
A precipitação em resolver um problema social à sua maneira, e da pior forma possível, que foi o assassinato de um egípcio, fez que ele tivesse que fugir para outra terra. Tendo sido criado no palácio de Faraó, e recebido o melhor da educação egípcia, o intelectual Moisés passa agora as longas horas do dia, cuidando de ovelhas e cabras que nem suas eram; eram do sogro. Diz a Bíblia: “Moisés cuidava das ovelhas e das cabras de Jetro, o seu sogro, o sacerdote de Midiã” (Êxodo 3.1, NTLH).
Cuidar de ovelhas e cabras… num deserto? Nada mais solitário e talvez enfadonho. Que futuro para um garoto inteligente criado nas bibliotecas do palácio! As maiores emoções desse trabalho deviam ser: ouvir o mastigar monótono da grama, espantar mosca, desvirar ovelha, separar animais em conflito, ouvir os balidos, além de ter de afugentar o lobo, essa, sim, emoção que pastor nenhum queria ter.
Seja franco, você não acha um desperdício um príncipe ficar correndo atrás de ovelha?
Depois de muitos anos fazendo isso, imagino Moisés imaginando que seus últimos dias seriam vividos ali, no deserto de Midiã, trabalhando para o sogro. Não nos parece um epílogo dos mais gloriosos.
Ocorre, porém, que Moisés não estava sozinho. Mesmo no deserto, Deus estava com ele. E quando Deus está conosco, nossa história ainda não acabou. Aquela rotina de cuidar de ovelhas e cabras fazia parte do plano de Deus para preparar o príncipe para a principal missão de sua vida.
De repente, nesse cenário improvável de sequidão e desconforto, aparece-lhe a ordem e a missão de Deus de sair dali, voltar ao Egito e liderar o êxodo.
Às vezes nos aborrecemos com uma rotina sem aparente significação, conformados a uma agenda sem emoção. Mas quem disse que Deus já concluiu a tua história?!