Apocalipse 2.

“Conheço tuas obras, teu amor, tua fé, teu serviço e tua perseverança. Sei que tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras.”  (Apocalispe 2:19)

Introdução. As sete igrejas receberam as cartas vindas do Senhor para elas. Essas cartas respondiam os anseios daquelas igrejas, e mostram as características de ser igreja no mundo tais como: suas necessidades, suas fraquezas (pecados), sua coragem, sua fidelidade ao Senhor Jesus. O leitor não pode esquecer que a mensagem do Apocalipse foi diretamente para as igrejas da Ásia Menor, que experimentavam a perseguição nos dias de Domiciano, imperador de Roma, que as perseguia por serem cristãs.

Carta à igreja em Éfeso. A igreja de Éfeso recebeu elogios por sua firmeza (perseverança), mas foi advertida também devido à fraca prática do amor.

Carta à igreja em Esmirna. Esmirna foi uma igreja que recebeu só elogios, porque com fidelidade suportou a perseguição, mantendo-se fiel ao Senhor Jesus.

Carta à igreja em Pérgamo. Aos olhos dos outros, Pérgamo era perfeita e invencível, porém, o Senhor sabia que estava corrompida por dentro, porque alguns dos seus membros estavam seguindo doutrinas erradas e a igreja os tolerava.

Carta à igreja em Tiatira. Tiatira foi elogiada por suas realizações (obras), uma igreja operosa; seu amor, sua fidelidade e sua paciência (perseverança) eram notórios, mas tolerava falsos ensinamentos que resultavam em atitudes pecaminosas.

Lições e aplicações para as igrejas hoje. A igreja deverá estar pronta para considerar, como igreja de Cristo, o que não pode tolerar em sua prática de vida cristã. Nunca em sua existência cristã poderá admitir crentes que têm “vida de adoração” no “Dia do Senhor” e nos demais dias viver conforme sua própria vontade pecaminosa. A igreja não pode permitir esse estilo de vida para não ser achada reprovada pelo Senhor Jesus. A igreja deverá estar apta para perceber a importância do aprendizado da Palavra e capacitar seus membros a identificar falsos ensinos dentro da comunidade eclesiástica e estar pronta a combater os desvios doutrinários.

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ