A VISÃO DAS TROMBETAS
Apocalipse 8-11.
“A voz que eu havia ouvido do céu falou comigo novamente, dizendo: Vai e pega o livro aberto na mão do anjo que está em pé sobre o mar e a terra.” (Apocalipse 10:8)
Introdução. Com as sete trombetas, aprenderemos quão grave é a incredulidade e a idolatria e observaremos a justiça divina agindo em favor da igreja até a vitória e o reinado eterno de Cristo com a igreja.
O significado das trombetas (Apocalipse 8-11). As sete trombetas são subdivisões do sétimo selo e apresentam mensagens sobre a justiça divina e chamam os povos ao arrependimento. Ao mesmo tempo em que aparece uma expressão de desalento a respeito da falta de arrependimento (9:20, 21). As quatro primeiras trombetas apresentam desastres naturais que provocam uma destruição interferindo no meio ambiente (8:7-13). A quinta trombeta é o primeiro “ai”. Esta trombeta simboliza “o poder destruidor e atormentador do pecado” (9:1-12). A sexta trombeta representa o segundo “ai”. Anúncio da invasão de um exército poderoso, com alto poder destruidor (9:13-21). Quando a sétima trombeta tocar, será o aprontamento para o juízo final. É o fim das oportunidades. Marcou o fim dos tempos e o julgamento dos ímpios (11:15).
O episódio do livro que é comido (Apocalipse 10). João recebeu ordem para comer o livrinho e, ao fazê-lo, o texto diz que era doce e amargo (10:10). A hora da verdade – “Comer o livro” revela a necessidade de assimilar a Palavra de Deus e tê-la como parte da vida do cristão.
O significado das duas testemunhas (Apocalipse 11:1-14). O povo de Deus, a igreja de Jesus, recebe a missão de profetizar, isto é, de anunciar a mensagem de arrependimento. Representam a totalidade do povo de Deus – tanto judeus como gentios (outras nações).
Sua aplicação para hoje. As primeiras quatro trombetas provam que aqueles que vivem somente para este mundo fazem uma escolha tola, porque a verdadeira vida só existe em Deus. Assim é em qualquer época da história da igreja; muitos não darão ouvidos ou crédito à sua pregação; e até os poderosos poderão perseguir e trazer grande sofrimento à igreja, mas o Senhor, assim como em toda a história da igreja, dá vigor e forças para colocá-la de pé e continuar testemunhando com triunfo a sua fé, até o dia da vinda do Senhor Jesus. Assim como as duas testemunhas, todos os crentes devem empenhar-se pela causa do evangelho e sofrer por Cristo deve ser visto como um privilégio, porque toda perseguição por causa de Deus é uma vitória para o crente (Ap 12:11).
Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos