Pr. João Soares da Fonseca
Esqueceram Jesus
No Natal de 1990, a Twentieth-Century Fox estreou a comédia “Esqueceram de Mim” (Home Alone).
Uma família americana vai de férias a Paris. Mas eles esquecem um de seus filhos no sótão. Acho estranho uma família fazer uma viagem internacional e esquecer um filho em casa, mas – lembre-se – é um filme!
Kevin, o menino esquecido, é interpretado por Macaulay Caukin, na época com 8 anos. Mesmo sozinho, Kevin não tem problemas para sobreviver. Herói do filme, até consegue se defender dos ladrões idiotas que tentam invadir a casa.
Ficar sozinho leva Kevin a refletir sobre suas brigas com seus irmãos, principalmente com o mais velho.
Assim que os membros da família em Paris percebem que esqueceram o caçula em casa, eles decidem voltar.
O momento emocionante do filme ocorre quando os irmãos se reencontram. Com sons de canções natalinas ao fundo, eles se abraçam. Um vizinho idoso, que havia muito não falava com o filho, agora, influenciado pela sugestão do pequeno herói travesso, procura o filho, e ambos se reconciliam. E esse é o fim do filme, “classificado como um dos melhores filmes de Natal de todos os tempos” (Wikipédia).
Infelizmente, a vida real muitas vezes é radicalmente diferente do que se vê nos filmes. Fora das telas, Macaulay Caukin estava no centro de uma guerra feia. Seus pais se digladiavam por causa da imensa fortuna acumulada pelo menino. Acabaram se divorciando e, aos 14, Caukin, esgotado de tudo, abandonou o cinema. Desde então, ele se afastou totalmente do pai, ao contrário do enredo do filme! Aos 17, ele se casou; aos 20, se divorciou. Sem mencionar as drogas, que se tornaram parte do caos de sua tão jovem vida.
O Natal de Jesus comunica uma mensagem de paz na terra. Mas se esquecermos Jesus e não vivermos em paz com Deus e uns com os outros, nós também estaremos apenas fazendo de conta, como fazem os atores.
Lembrando-se de Jesus, você terá um feliz Natal!