A Criação do Universo
(Gênesis 1.1-31)
“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia”
(Gênesis 1.31)
“ No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). De acordo com o testemunho das Escrituras Sagradas, Deus não somente criou o universo, mas o conserva sob seu domínio e o sustenta com seu poder (Jó 38.1-41).
A simplicidade da narrativa da criação em Gênesis mostra a sabedoria utilizada pelo Espírito inspirador, pois é capaz de falar às pessoas humildes tanto como às eruditas em todas as épocas e línguas.
Em Gênesis 1.1 encontramos o primeiro uso da palavra criou. Em todas as incidências desse verbo, Deus é o sujeito, o agente.
Poderíamos admitir que Deus tenha criado o universo em estado rudimentar, um esboço, como um pintor esboça preliminarmente sua obra-prima. Por isso a declaração seguinte de que “a terra era sem forma e vazia […] mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas” (1.2).
Gênesis 1.1, faz-se referência à criação do universo em estado essencial; em 1.21-25, à criação da vida animal começando nos mares, depois no ar e em seguida na terra. O processo da vida animal, assim como a vegetal, deu-se a partir de um mandado específico da palavra de Deus.
A criação da vida humana deu-se no sexto dia, depois de Deus ter preparado tudo para ela. O ser humano é a mais nobre das criaturas, designado para sujeitar a terra e dominar sobre todos os animais. Somente ele foi criado à imagem de Deus (1.27), o que o habilita a adorar o seu Criador e a comungar com Ele (1Jo 1.3), e o torna superior aos animais.
A luz dessa narrativa, diante do criador não há distinção entre homem e a mulher, ambos foram criados à imagem de Deus, isso indica a nobreza dos dois sexos. Por isso , é nosso dever honrar nosso aspecto sexual, santificando-o aos propósitos do criador, em vez de deturpá-lo pela prostituição, pelo adultério, pelo homossexualismo. Entre todas as criaturas, só o ser humano conta com capacidade para fazer distinção entre o bem e o mal, isso parece indicar a personalidade do homem, seu aspecto ético.
A cada passo de sua obra criadora Deus viu que o que havia feito “era bom”. O retrato da obra criadora como acontecida numa semana de sete dias indica que Deus criou o tempo e que sua obra foi ordeira e progressiva. “Descansou de toda a obra que havia criado e feito”, trata, porém, do descanso de realização, não de inatividade.
Gênesis 2.3, faz referência a tudo que Deus tinha criado, revelando que o Deus da Bíblia é o Criador de tudo o que faz parte do universo.
A doutrina da criação exige que os corpos celestiais não sejam tomados como divindades, mas vistos como elementos funcionais do universo, criados pelo único Deus e a Ele sujeitos (Dt 4.19;17.3). Daí que o apego a anjos, astros (horóscopos), cristais e outros elementos da natureza como objetos de adoração ou como amuletos contraria a Palavra de Deus.
Os animais, como os astros e luminares, são simples criaturas de Deus, feitas para o bem dos homens. Os céus, a terra, a vida animal e vegetal constam de uma herança que os humanos têm recebido e que devem manejar bem diante do criador (Gn 39.4,5).
Portanto, a violência praticada contra a natureza , deve ser encarada como pecado contra a humanidade, mas, acima de tudo, pecado contra o próprio Deus. Pense nisso.
Catarina Damasceno – Equipe de Resumos.