Distanciando-se de Deus

(Gênesis 4-6)

“E o Senhor viu que a maldade do homem na terra era grande e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era continuamente má.” (Gênesis 6.5)

Introdução. Quais as repercussões da rebeldia e da desobediência de Adão e Eva na vida de seus descendentes? Como aquele pecado afeta ainda hoje a vida da humanidade? Podem os meus pecados afetar a vida de meus descendentes?

Vida próspera do lado de fora do paraíso (4.1-4). Expulsos do jardim, a vida de Adão e Eva parecia estar marchando bem. Iam enfrentando a rudeza da terra com determinação. Tiveram dois filhos: Caim e depois Abel. Caim e Abel trazem nomes de natureza profética. O primeiro significa aquisição ou remissão. O nome Abel significa vapor, vaidade.

Asperezas da vida do lado de fora do paraíso (4.4-16). Os dois irmãos seguiam vocações diferentes. Abel cuidava do rebanho enquanto Caim se dedicava à agricultura. Tudo foi bem até certo dia quando cada um trazia uma oferta para Deus. O Senhor “atentou para Abel e para a sua oferta” dos primogênitos de suas ovelhas (4.4), “mas para Caim e para a sua oferta do fruto da terra não atentou.” Caim irou-se contra seu irmão (4.5). E começaram as asperezas fora do paraíso. Por sua rebeldia e contumácia, Caim foi punido severamente por Deus (4.8-12). Os elementos da maldição sobre Caim são similares aos da maldição sobre seu pai: a terra não corresponderia a seus esforços, e ele seria “fugitivo e vagabundo (…) na terra” (4.12).

Aplicações para a vida. 1)Adão, Eva e Caim quiseram ocultar seu pecado. E aprenderam que não há pecado que fique encoberto diante dos olhos de Deus (Sl 139.12). 2)Se bem que os descendentes de Adão, por dez gerações, sejam apresentados como longevos, a sentença: “certamente morrerás” (Gn 2.17) continuava e continua vigente sobre a humanidade. 3)Mesmo em ambiente tão corrupto, Noé foi achado justo para com Deus, que lhe dava forças espirituais adequadas para isso. A narrativa ensina, então que o santo Deus é justo e misericordioso. Ele julgou aquela raça degenerada, mas poupou um remanescente da humanidade e da vida animal. Hoje, o homem pecador tem em Jesus Cristo a “arca” pela qual alcança a salvação.

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ