Deus Começa a Formar Seu Povo
(Gênesis 12-15)
“E Abrão creu no Senhor; e o Senhor atribuiu-lhe isso como justiça.” (Gênesis 15.6)
Introdução. A chamada levou Abrão para uma terra distante, para que lá descobrisse os detalhes do plano de Deus para a sua vida.
Abrão segue a chamada e recebe grandes promessas (12.1-9). O trecho se abre por relatar que Abrão, como é chamado até 17.5, saiu de sua parentela para ir à terra de Canaã a fim de obedecer à chamada de Deus (12.1). Todos os servos de Deus devem buscar a vontade divina sobre como devem investir sua vida (Jo 10.1,3,4; Rm 8.14; 11.29; 12.1,2; Ef 5.17). A chamada foi acompanhada por promessas, sendo que três delas são desenvolvidas nos capítulos seguintes. Deus prometeu a Abrão uma terra, a de canaã (12.1,7), fazer dele uma grande nação (v.2) e fazer dele uma bênção para todas as famílias da terra (v.3).
Fome leva Abrão ao Egito (12.10-20). A sua fé logo foi testada por ocasião da fome que açoitava a terra naquele tempo (v.10). Deus o ensinava a confiar nos cuidados divinos em vez de confiar em si mesmo.
Separação de Ló e promessa da terra (Gn 13.1-18). De volta à terra prometida, a fé de Abrão nas promessas seria novamente testada, pois levantava-se uma contenda entre os pastores de Abrão e os pastores de Ló (v.7). Deus reafirmou a Abrão seu propósito para a vida dele naquela terra (v.14-17). Isto se deu “depois que Ló se separou dele”(v.14), sugerindo que a separação de Ló ocasionou para Abrão mais um teste de fé Ele não podia mais contar facilmente com a ajuda de ló em tempos de guerra. Assim, teria de confiar unicamente em Deus para defendê-lo.
Aplicações para a vida. 1)Podemos estar certos do cuidado de Deus na nossa vida, se estivermos dispostos a obedecê-lo em tudo. 2)Pela fé, as promessas divinas são cumpridas em nosso viver, especialmente a promessa da vida eterna.
Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos