O Cumprimento da Promessa de Deus
(Mateus 1, 2)
“E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidade de Judá, porque de ti sairá o guia que conduzirá meu povo Israel.” (Mateus 2.6)
Introdução. Neste período de estudos vamos caminhar pelo Evangelho de Mateus, que é chamado Evangelho do reino. Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são conhecidos como Evangelhos Sinóticos, uma palavra grega que significa “ver conjuntamente”. Repare que os três descrevem muitos dos mesmos acontecimentos, mas cada um com seu jeito de fazer a narrativa. Mateus era um publicano, coletor de impostos do povo hebreu durante a dominação romana e entendia bem de contas. Os publicanos tinham fama de serem corruptos cobrando das pessoas para ficarem com o lucro.
A Genealogia de Jesus (Mt 1.1-17). Mateus começa seu texto citando Gênesis 12.3 mostrando que Jesus Cristo era o legítimo herdeiro do trono de Davi e o cumprimento das profecias messiânicas. Para o judeu, saber de sua ascendência e descendência era algo fundamental, uma prova de que podiam receber a herança deixada.
O nascimento de Jesus (Mt 1.18-2.18). A narrativa de Deus na Bíblia mostra que, por uma mulher veio o pecado no mundo – Eva. Por uma mulher nasceu o Salvador – Maria. A primeira desobedeceu às ordens. A segunda aceitou o desafio. Outro fato importante para mim é a a atitude de José. A reação dele como homem é natural. Quis deixá-la sem difamá-la.
Conclusão. O nome Jesus significa Salvador. Vem do hebraico Josué que significa “Jeová é salvação”. Mas Jesus, o filho de Maria, chamava-se Jesus Cristo. O termo Cristo que dizer “Ungido” no hebraico e no grego, “Messias”. Portanto, Jesus é o nome humano, mas Cristo é o Messias, o Ungido. O Rei nascido em Belém era um homem judeu, mas também o Filho de Deus. O Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Que lugar você dá a esse Rei em sua vida?
Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos