O Espírito Santo – Capacitador da Igreja
(Atos 3; 4; I Coríntios 3:1-23; Lucas 24:44-49; Atos 1:8)
“Mas recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós; e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” (Atos 1:8)
O Espírito Santo equipa a igreja. Que diferença a vinda do Espírito Santo fez no dia de Pentecostes? Os fracos, confusos e amedrontados se tornaram poderosos e destemidos pregadores. A igreja toda é comparada a um corpo e os indivíduos são membros ou partes diferentes deste corpo. “A um é dada pelo Espírito a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento pelo mesmo Espírito” (I Co 12:8,9). O Espírito (I Co 12:11) assegura que a igreja está plenamente equipada para sua tarefa, principalmente no cumprimento da sua missão, o exercício da edificação dos crentes e da evangelização dos perdidos.
O Espírito Santo ensina a igreja: todos os crentes, líderes e pastores. Paulo nos diz que Cristo, pelo seu Espírito: “(…)designou uns como apóstolos, outros como profetas, outros como evangelistas, e ainda outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério e para a edificação do corpo de Cristo” (Ef 4:11,12). Ele o faz dando exemplo da experiência dos seus discípulos em Atos 2. O Espírito dá a indivíduos os dons necessários que eles precisam para cumprir o papel vital dentro do corpo.
A igreja primitiva se formou com ele (Atos 2). A profecia desse derramar se encontra no Antigo Testamento (Joel 2) e o cumprimento dessa profecia no Novo Testamento, no livro de Atos, capítulo 2. Observe o texto de Atos 2:42-47. O derramar do Espírito Santo foi marcado por diversos nomes que, certamente, influenciaram e ainda influenciam esta geração. A presença do Espírito Santo na história do povo de Deus é marcada por grande número de pessoas se rendendo ao evangelho transformador e na expectativa da vinda de Jesus como grande e maior manifestação da humanidade.
Os desafios da ação do Espírito Santo na igreja de hoje. O primeiro grande desafio para os dias hoje da igreja e dos crentes é o da fidelidade ao Deus verdadeiro. A igreja cumpre a missão quando anda na presença de Deus e procura fazer a sua vontade. “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, (…)” (Mt 6:33). Quando a igreja de Jesus se submete ao reinado de Deus e tem sua vontade como critério de vida e missão é que pode fazer frente aos desafios da modernidade. Para cumprir a missão em tempo de desafios, é preciso que a vida do crente seja missionária, que o comportamento cristão seja semelhante ao de Jesus Cristo, que recusou todas as tentações satânicas e foi fiel à missão dada pelo Pai.É indispensável ser submisso à direção do Espírito Santo. Como Jesus, cada servo do Senhor precisa conhecer a Palavra de Deus para vencer as tentações (Mt 4:1-11).
Marcia Pinheiro – Equipe de Resumos