“Tessalônica – Uma Igreja Modelo”

(I Tessalonicenses 1:1-10)

“De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia.”

(I Tes.1:7)

Introdução. As duas cartas enviadas pelo apóstolo Paulo à igreja de Tessalônica localizada na cidade grega de Tessalônica, região da Macedônia, podem ser classificadas dentro dos primeiros escritos paulinos. Paulo esteve na cidade durante a segunda viagem missionária, após passar por Filipos e estabelecer ali uma igreja. Na ocasião, compareceu por três sábados na sinagoga judaica, com os membros de sua comitiva missionária Silas e Timóteo, onde expôs as Escrituras e anunciou a obra de Jesus Cristo para a salvação da humanidade (At. 17:1-4). Vidas se converteram a Cristo e ali principiou uma nova igreja. Outros permaneceram incrédulos e houve tumulto na cidade, levando missionários a seguir viagem para a cidade de Beréia, por causa da perseguição.

Cumprimentos (I Tes 1:1). Esta carta é escrita por Paulo com o apoio dos seus colaboradores missionários Silas e Timóteo. Eles enviam saudações à igreja emergente e a classificam como uma assembleia diferenciadas, por estarem firmados em “Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo”, O autor deseja que a “graça e a paz” de Cristo estejam sempre presentes na vida dos destinatários.

Oração constante pelos destinatários (I Tes 1:2). A prioridade na vida dos primeiros cristãos era a oração (At.2:42). Eles oravam constantemente uns pelos outros. Paulo apresenta a Deus a oração de gratidão pela vida dos irmãos de Tessalônica. Em várias de suas cartas ele principia mencionando que orava dia a dia pelos destinatários.

A gratidão pela vida dos santos (I Tes 1:3,4). O apóstolo traz à memória com gratidão três aspectos importantes da vida dos tessalonicenses: a fé atuante, o amor prestativo e a esperança firmada em Jesus. Ele reforça que são amados dos Senhor e que foram escolhidos e chamados por Deus para a nova vida com Cristo.

Fé, amor e esperança: três características da igreja de Cristo (I Tes 1:7). Mesmo em meio à tamanha perseguição, a Igreja de Tessalônica prosperou e foi considerada modelo para várias regiões, como a Macedônica e a Acaia. “Em tempos de perseguição, o exemplo de perseverança e de fidelidade ao evangelho é fundamental para que os outros, que sofrem maus tratos, permaneçam fiéis” (I Pe 5:9).

Conclusão. A Igreja de Tessalônica é chamada de igreja modelo pelo seu testemunho de conversão genuína, pelo seu serviço abnegado à obra de proclamação do evangelho, pela multiplicação de discípulos e pela esperança que depositava na segunda vinda de Cristo.

Marcia Pinheiro – Equipe de Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ