Família

(Gênesis 2 & Salmo 127)

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (Salmo 127:1)

Introdução. A família é um projeto de Deus para a construção da sociedade. Famílias saudáveis produzem uma sociedade saudável. No contexto da igreja, a família cristã genuína é uma grande bênção para a construção de uma comunidade com valores nobres com bases nas Escrituras. Temos visto claramente um ataque orquestrado contra a família.

O conceito de família. A palavra família refere-se a um grupo de pessoas relacionadas entre si por laços de parentesco ou de matrimônio; como os pais e seus filhos, que vivam juntos em uma mesma residência. Um grupo assim, geralmente, pratica uma economia em comum, havendo um ou mais membros que contribuem para o sustento de todos.1 (CHAPLIN, Russel N.) A família foi constituída por Deus como unidade básica da sociedade, também chamada de célula-mãe. A formação de famílias verdadeiramente cristãs deve merecer o interesse particular de todos. Devem ser constituídas da união de homem e mulher, dois seres diferentes, dotados de maturidade emocional, espiritual e física, unidos por um amor profundo e puro. O casal deve partilhar ideais e ambições semelhantes e ser dedicado à criação dos filhos na instrução e disciplinas divinas. Isso exige estudo regular da Bíblia e a prática do culto doméstico. A família é também a fonte principal das crenças, valores e padrões éticos desenvolvidos pelo indivíduo. As famílias e as igrejas trabalham juntas como um sistema de apoio.2 (DOUGLAS, J.D.) As igrejas têm o privilégio e a responsabilidade de preparar jovens para o casamento, treinar e auxiliar os pais nas suas responsabilidades, orientar pais e filhos nas provações e crises da vida, assistir àqueles que sofrem em lares desajustados, e ajudar os enlutados e idosos a encontrarem sempre um significado na vida.5 (SOUZA, Sócrates O.)

Os inimigos da família. 1)Incredulidade; 2)Infidelidade; 3)Falta de diálogo; 4)Falta de perdão; 5)O antagonismo dos meios de comunicação, como TV, redes sociais, etc; 6)Vícios; 7)Violência; 8)Dívidas.

Para refletir e agir. a)Como avalio a minha família de acordo com o ensino das Escrituras? b)Qual tem sido o nível do meu compromisso com Deus na preservação da família? Tenho promovido reuniões em casa para o estudo da Bíblia? c)Temos como família cristã testemunhado de Cristo ao mundo? d)Como tem sido o comprometimento da minha família com a igreja local?

Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ