A Despedida do Líder
(Josué 23 e 24)
“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém, eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Josué 24:15)
Introdução. Todo líder precisa entender que sua liderança tem um prazo de validade. Durante o tempo em que lidera, é preciso entender a importância de fazer um sucessor.
Josué convoca o povo à obediência (Js 23:1-16). Josué já estava velho, de idade muito avançada. Ele chamou todo o Israel com os anciãos, os chefes, os juízes e os oficiais e deu instruções. O seu discurso de despedida foi feito perto do término de sua vida. As suas palavras foram: “Esforçai-vos para guardar e cumprir tudo quanto está escrito no livro da Lei de Moisés. (…)Mas ao Senhor vosso Deus vos apegareis, como fizestes até o dia de hoje.” (23:6-8). Seu discurso é constituído em torno de quatro ênfases de estrutura de uma cerimônia pactual. Os quatro elementos pactuais são: 1)Recitação da história sagrada; 2)Obrigações da aliança ou pacto; 3)Bênçãos que acompanhariam a observância fiel; 4)As consequências graves que resultariam da infidelidade. Josué faz o povo relembrar que o Senhor havia lutado por Israel (v.3,10) e expulsado nações fortes. Nenhum homem foi capaz de lhe resistir. As bênçãos eram condicionais, dependia da observância fiel de suas obrigações.
Josué renova a aliança com o povo (Js 24:14-33). Na renovação da aliança Josué convoca o povo a temer o Senhor a cultuá-lo com sinceridade e com verdade. Pede para jogar fora os deuses que os pais haviam cultuado além do Rio e no Egito. Ele enfatiza o dever de cultuar os Senhor Deus. O Comentário Bíblico Broadman afirma que nos versículos 14 e 15 Josué deixa claro que o povo deveria ter lealdade absoluta ao Senhor. Josué desafiou o povo para que decidisse, se serviria ao Senhor ou aos deuses da tradição ancestral mesopotâmica ou aos deuses amorreus. A decisão de Josué é vista por todos, ele e a sua casa serviriam resolutamente ao Senhor.
Aplicação. Todo líder precisa saber da sua responsabilidade diante dos liderados. Do começo ao fim da liderança é necessário mostrar determinação. Josué mostrou para nós que não importa como começa e sim como termina a carreira. O líder precisa ser líder o tempo todo, e concluir é muito importante, mas não concluir de qualquer jeito. É preciso na despedida sair com chave de ouro. Se você é líder na igreja, em casa, no local de trabalho, seja onde for, faça sempre o melhor. E procure terminar bem a sua tarefa. O meu desejo para você é que siga o bom exemplo de Josué, não deixe de cobrar dos liderados uma posição. Seja firme até o fim. O legado de Josué não foi esquecido até os dias de hoje. Que nós também possamos fazer a diferença no mundo de iguais.
Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos