Jesus, o Bom Pastor
(João 10)

“Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem.” (João 10:14)
Introdução. Continuamos a caminhada com o apóstolo João na sua narrativa sobre quem é
Jesus e o ministério que realizou. Seu Evangelho é um verdadeiro tratado teológico que
resume todas a proposta salvadora de Jesus Cristo. Este capítulo 10 é uma declaração
contundente de que somos ovelhas e somos cuidados pelo melhor pastor que existe: Jesus
Cristo. Segundo o comentário de William Barclay, a ação daqueles pastores palestinos é
que iam à frente das ovelhas e chamando-as pelo nome. Também tinham um bolso de pele
de algum animal onde levavam a comida como pão, fruta seca e queijo. Levavam, também,
uma funda, uma atiradeira ou estilingue para atirar a pedra em animais que ameaçassem as
ovelhas, como cachorros, ou para atirar naquela que se desviasse do grupo. Atirava a pedra
não na ovelha, mas que caía bem à frente dela e ela para que voltasse ao grupo. Era como
dizer: “ei, garota, volta para o grupo, estás indo para o lado errado, estou avisando, volta”.
As ovelhas eram criadas para se obter lã, por isso, ficavam muitos anos com o mesmo
pastor, enquanto em outros lugares eram sacrificadas.
Jesus, o pastor das ovelhas (Jo 10:1-21). Jesus usa um assunto conhecido por todos,
mas aplica de modo espiritual. As ovelhas estão presentes no mundo há muitos séculos,
que podem ser domesticadas e usadas para vários fins como produção de lã e o consumo
de carne. A ovelha é a fêmea da espécie e se trata de um animal dócil e obediente. O
carneiro é o macho. Ela quem dá a luz aos filhotes e cuida nos primeiros dias. Esta
comparação é para mostrar que homens e mulheres são ovelhas pois levam a luz de Cristo
às pessoas que não o conhecem e cuida, durante a caminhada cristã. A igreja na Bíblia, é
comparada a um rebanho de ovelhas, povo escolhido, e Jesus é o pastor de todas.
Rebanho e Igreja. Leia novamente os versículos 9 a 21 e veja como Jesus se
autodescreve como o pastor que conhece as ovelhas. As palavras “rebanho” que aparece
no Antigo Testamento, e “igreja” no Novo Testamento são sinônimas. Só que igreja é
desconhecida no Antigo Testamento. (Sl 78: 51,52; 77:20). E por entender assim é que o
salmista escreve o Salmo 23 tão conhecido e decorado por nós. Em seu discurso em
Jerusalém durante a Páscoa, Jesus se apresenta como o Bom Pastor, aquele que dá a vida
pelas ovelhas, diferente do pastor que foge quando o perigo arrisca suas ovelhas. O que
ameaça a igreja hoje e perdemos muitas ovelhas? No mundo secularista (tudo é normal e
aceito, cada um é livre) em que vivemos, a pessoa pode agir da maneira que quiser, basta
ser feliz. Ideologias, as mais diversas, em que muitos são convencidos que agindo dessa
maneira comum a todos, tudo pode, tudo é permitido.

A vara e o cajado. Todo pastor de ovelha no tempo de Jesus não carregava armas de
fogo, mas o cajado e a vara, além da atiradeira como mencionamos acima. Era o material
que usava para manter a disciplina e a ordem no rebanho. Ovelhas também precisam de
limites. O cajado era usado quando a ovelha ficava presa num arbusto ou se desviava. A
vara era uma arma de defesa ou disciplina que simbolizava a força, o poder, a autoridade
do pastor e de Deus.
Entre nós. 1) Leu o capítulo 10 todo? O que mais lhe chamou a atenção? 2) No versículo 7,
Jesus diz “Eu sou a porta”, o que essa expressão significa para você? 3) Quais problemas
você vê na sua igreja que está perdendo ovelhas? O que tem feito para evitar? 4) Se você é
pastor ou líder na igreja, o que tem feito para manter as suas ovelhas no aprisco e se
desenvolvendo?
Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: