Ressurreição e Vida
(João 20,21)

“Depois disse a Tomé: Coloca aqui o teu dedo e vê as minhas mãos. Estende a tua mão e

coloca-a no meu lado. Não sejas incrédulo, mas crente!” (João 20:27)

Introdução. Na Palestina, era comum visitar o túmulo dos queridos falecidos durante os
três primeiros dias depois do enterro, pois acreditavam que o espírito da pessoa circulava
pelo local. Lembra do caso de Lázaro que já estudamos e Jesus foi no quarto dia. Desta
forma, ele quebrou a crendice do povo. Estes dois capítulos de João também narram a
vitória de Jesus sobre a morte. Por mais que fossem informados, os discípulos não
esperavam por essa alegria. Leia bem devagar estes dois capítulos e vá marcando o que
lhe chama mais a atenção.
A chegada ao túmulo (Jo 20:1-18). João narra a chegada de Maria Madalena que chora
porque seu Senhor não estava lá e ela não sabia o que tinha acontecido. A mulher foi a
primeira pessoa que recebeu a notícia da ressurreição de Jesus. Quando ela deu a notícia
aos discípulos, eles correram ao túmulo para ver se era verdade. Foi uma mulher que
comunicou a eles que Jesus estava vivo. No capítulo 20:7, tem um detalhe extremamente
importante. Era costume naquele tempo quando o dono da casa se sentava para comer, ele
tinha o guardanapo (como temos hoje). Quando terminava de comer deixava o guardanapo
na mesa meio amassado e isso significava que ele já tinha terminado. Mas, se chegasse
alguma visita ou acontecesse algum imprevisto, o dono da casa dobrava o guardanapo e
colocava ao lado do prato e isso significava que ele iria voltar, pois não havia terminado. Foi
apenas atender uma emergência. Neste versículo 7, João diz que o lenço que fora
amarrado na cabeça de Jesus estava “dobrado em lugar à parte”. Com isso, Jesus deixa
claro que vai voltar. Detalhes que encantam a gente. Enquanto João apenas deu uma
olhada para dentro do sepulcro, Pedro entra no túmulo e vê as faixas e as especiarias.
Caso tivessem roubado o corpo de Jesus, como alguns alegaram, as roupas que eram de
linho puro e as especiarias caríssimas também teriam sido roubadas, mas tudo estava lá,
menos Jesus.
A aparição de Jesus (Jo 20:17-23). Naquela conversa, parece que Maria Madalena queria
segurar Jesus para ele não desaparecer novamente. No versículo 17, ele anuncia que ainda
não foi para o Pai, mas pede que ele vá e anuncie aos demais. Essa mulher foi a primeira a
anunciar que Cristo estava e está vivo, um comissionamento dado pelo próprio Jesus.
Enquanto as mulheres vão ao túmulo e se encontram com o Jesus vivo, os discípulos se
reúnem a portas fechadas com medo das autoridades, pois se mataram o líder, mata-los
era questão de tempo.

Pedro é restaurado (Jo 21:15-19). Este texto é uma conversa séria de Jesus com Pedro.
Jesus perguntou a Pedro três vezes se ele o amava. Pedro já estava perturbado com a
insistência de Jesus. Alguns comentaristas dizem que, como Pedro negou Jesus três vezes,
Jesus lhe fez a mesma pergunta três vezes. Agora, por três vezes, afirma enfaticamente.
Conclusão (Jo 21). Nos versículos 24 e 25, João dá testemunho de Jesus que não é só o
Filho obediente e o Senhor ressuscitado, mas também, a Palavra encarnada, aquele por
meio de quem o universo foi criado.
Entre nós. 1) Conseguiu fazer uma demonstração comparativa das narrativas sobre a
ressurreição? O que mais lhe chamou a atenção? 2) Leia João 20:24-31. Como você
analisa Tomé? Conhece alguém parecido?
Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: