A Origem da Igreja

(Atos 2:36-47)

“Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.” (Atos 2:44)

Introdução. O livro de Atos dos Apóstolos é considerado o livro histórico do Novo Testamento que narra os primeiros momentos da igreja. Ele contém narrativas preciosas que nos trarão lições extraordinárias a respeito desta tão magnífica instituição chamada igreja.

A mensagem da igreja (At 2:36-40). O apóstolo Pedro usado por Deus prega ousadamente a mensagem do evangelho pós o derramar do Espírito no dia de Pentecoste (At 2:1-13). Deus se encarrega de impactar as pessoas com sal palavra. A ação direta do Espírito Santo na vida da sua igreja, não é performance humana. Vejamos alguns aspectos desta mensagem. 1) Convicção (v.36) – A igreja tem êxito de sua missão quando ela tem convicções decorrentes de uma vivência prática do evangelho. 2) Conteúdo singular (v.36) – Deus deu à igreja a mais poderosa mensagem do mundo porque sua proposta é transformar pecadores em cidadãos dos céus. 3) Promove desconforto (v.37) – Os ouvintes de Pedro ficaram perturbados e aflitos. A mensagem do evangelho joga luz na realidade da perdição do pecado. 4) Conduz ao arrependimento (v.38) – A mensagem do evangelho denuncia nossos pecados e exige arrependimento. 5) Salvadora (v.40) – A mensagem maravilhosa do evangelho é salvadora, não apenas confronta as pessoas, dá também uma nova direção.

A constituição da igreja (At 2:41,42). O texto bíblico nos revela um número de aproximadamente 3.000 pessoas se filiando à igreja, surgem assim os primeiros frutos de sua pregação. A formação da igreja revela marcas peculiares. A primeira é: o número é decorrente de pessoas batizadas. A segunda é: foram batizados somente aqueles que receberam a Palavra em seus corações. O conceito de igreja fica claro: ela é o ajuntamento de pessoas que creram e foram batizadas e não o prédio ou o local de culto, como também mostra a declaração doutrinal dos batistas brasileiros.

A perseverança da igreja (At 2:42-47). Percebemos no texto alguns aspectos da perseverança descritos a seguir: Perseverança no ensino dos apóstolos – O ensino é um elemento promovedor de coesão em um grupo. O conteúdo deste ensino denominamos doutrina. Perseverança na unidade / comunhão – Atualmente, o crescente número de desigrejados nos ensina o quanto é necessária a comunhão na igreja. A comunhão (koinonia, no grego) é a unidade dos diferentes e ante a hostilidade do mundo, os ataques de satanás e as lutas com a nossa carne, não é algo opcional, é uma questão de sobrevivência. Perseverança no partir do pão e na oração – A vida em comunhão passa obrigatoriamente pelo amor uns para com os outros. Pessoas podem se organizar para estarem juntas por vários motivos profissionais, esportivos, econômicos, políticos e até criminosos, mas a

comunhão é descrita na Bíblia é algo mais profundo e intenso, pois quem nos Pôs neste arcabouço de comunhão foi o sacrifício de Cristo, que nos redimiu, nos comprou (I Pe 1:19), nos fez um só corpo e temos bebido de um só Espírito (I Co 12:13), nos fez herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo (Rm 8:17) e cidadãos dos céus (Jo 14:2,3). Evidenciamos nossa relação com ele à medida que vivenciamos o amor (Jo 13:35). A unidade oriunda do amor de Deus entre os irmãos deve ser significativa a ponto de transbordar para além das fronteiras da igreja e impactar o mundo.

Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: