A História da Igreja
(Atos 28:13-31)

“Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos
que o procuravam, pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento
algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo.” (Atos 28:30,31)
Introdução. Neste texto, o apóstolo viajava como prisioneiro a Roma. Lucas decide
detalhar esta última viagem de Paulo. Nela teremos um recorte da história da igreja que nos
oferece preciosas lições para a igreja hoje, dentre as quais revela a nossa identidade e
missão. Os primeiros passos da igreja, naquela época, orientam nossos passos hoje.
A igreja experimentava na sua história um cuidado divino (At 28:11-15). Paulo enfrenta
uma tempestade, sofre um naufrágio que o coloca numa ilha chamada Malta. Nela uma
cobra fixa suas presas na mão de Paulo. Porém, sob olhares atônitos dos nativos da ilha,
Paulo a lança no fogo junto com os gravetos que juntava (At 27:28). Percebemos que,
apesar dessas situações ruins, o cuidado de Deus é inquestionável.
A igreja experimentava na sua história a liberdade apesar das cadeias e prisões (At
28:16-20). O apóstolo Paulo foi um homem que vivenciou muitas cadeias e prisões, todavia,
foi por intermédio deste homem que a igreja avançou pelo mundo conhecido da época. Fica
claro para nós que mesmo em prisão domiciliar, no coração de Paulo pulsa um desejo de
pregar sobre a verdadeira liberdade que somente o evangelho de Cristo tem a oferecer.
Com sua vida, ainda, aprendemos que as cadeias, grades, masmorras, leis, enfermidades
não podem parar a igreja que Cristo mesmo libertou com seu sangue (Jo 8:36).
A igreja revela em sua história a nítida percepção da sua missão (At 28:21-25). A igreja
sempre será questionada pelo mundo sobre a razão da sua fé, em que crê e como crer. O
texto nos revela que aqueles judeus afirmam que “[…]gostaríamos de ouvir de ti o que
pensas, porque sabemos que, por toda a parte, fala-se contra essa seita” (v.22), então
Paulo vê na curiosidade daqueles homens a oportunidade de apresentar-lhes o evangelho,
utilizando-se das Escrituras (Antigo Testamento), ele investe uma manhã e tarde no
propósito de persuadi-los na fé em Jesus (v.23). Aprendemos aqui a primeira lição:
devemos estar prontos a responder a qualquer um que nos perguntar a razão da nossa fé.
Segunda lição: Não é só a consciência de sua missão, mas qual o papel da igreja nessa
missão.
A igreja tem uma história com as sagradas escrituras (At 28:26-28). Veja que Paulo não
apenas usa como base de sua pregação as Escrituras Sagradas, mas também, como
resposta à incredulidade e dureza dos corações dos homens. Aprendamos algumas lições:

1) A Bíblia é a Palavra de Deus – O Espírito de Deus fala por meio das Escrituras. 2) A
rejeição ao evangelho é algo previsto pelas Escrituras – Apesar da extraordinária
mensagem de salvação do evangelho a todos os perdidos, as pessoas estão sensíveis ao
toque de Deus. 3) A maior necessidade do homem é ouvir e crer neste evangelho para
ser salvo – A finalidade da ação da igreja neste mundo é a conversão das pessoas para
que assim sejam curadas por Deus.
Uma igreja tem uma história com a pregação do reino de Deus (At 28:28-31). O
evangelho é a mensagem poderosa de Deus para a salvação dos homens, ele entregou à
igreja a tarefa de fazê-la chegar aos confins da terra.
Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: