O Ministério da Igreja
(1 Coríntios 13.1-13)

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o

amor.”
(1Coríntios 13.13)

Jesus apresenta o critério do amor para revelar quem são os seus discípulos (Mt 5.44,45).
O apóstolo Paulo também nos exorta a vivenciar o amor (Ef 5.1,2). O texto bíblico nos
mostra que a vida espiritual, na totalidade do seu desenvolvimento, não consiste em apenas
dons espirituais, mas em transformar e ser transformado pelo extraordinário amor de Deus
(1 Jo 4.11). A ação de amar é decorrente do amor que vem da relação pessoal com Cristo
por termos experimentado o seu amor. Nossa filiação com Deus nos revela um ministério a
ser vivido em, com e pelo amor (1 João 4.7,8).
O amor que o mundo conhece não tem nada a ver com o amor de Deus. Geralmente, o
amor do mundo é egocêntrico, centrado no eu, circunstancial, as pessoas dizem que amam,
porém, condicionam o amor a situações ou circunstâncias, muitas vezes com uma
motivação mercadológica.
O texto de 1Coríntios nos ensina o que o amor não é: O amor não é invejoso (v.4); O amor
não se vangloria (v.4); O amor não se orgulha (v.4); O amor não se porta indecentemente
(v.5); O amor não busca seus próprios interesses (v.5); O amor não se ira (v.5); O amor não
se ressente (v.5); O amor não se alegra com injustiças (v.6).
Amor é atitude, decisão, e não é um sentimento, está além de gostos e tendências, ele é a
ação em prol do outro sem nada querer em troca. A Bíblia ensina-nos que o amor é a
origem e o centro de toda revelação divina, e se estamos estudando sobre o amor, foi
porque Deus nos amou.
As características do amor são: O amor é paciente (v.4); O amor é bom (v.4); O amor tudo
sofre (v.7); O amor tudo crê (v.7); O amor tudo espera (v.7); O amor tudo suporta (v.7).
O texto bíblico nos revela que dons, talentos, capacidades, passarão, e que mesmo
conhecendo todos os mistérios, tendo todo o conhecimento e uma grande fé, se não
tivermos amor, nada seríamos. Não ficaremos completamente na ignorância, pois um dia,
Deus nos fará conhecer tudo plenamente, face a face sem reserva alguma (v.12). Paulo
conclui sobre esse tema apresentando as colunas fundamentais da fé cristã, a saber: a fé, a
esperança e o amor e diz que o maior dos três é o amor (v.13). Aqui estão três razões:
Deus é amor – (o amor é uma pessoa), Não há nada maior que o senhor Deus, Ele é a
essência e fonte do amor (1Jo 4.8), Jesus é o amor em forma humana (1Pe 1.19,20);
O amor nos traz a maior de todas as revelações – Todo aquele que ama é nascido de Deus
e conhece a Deus (1Jo 4.7).

Fomos alcançados por amor – Nos tornamos seus herdeiros e coerdeiros de Cristo e
recebemos a vida eterna (Rm 8.17).
Catarina Damasceno – Equipe de Estudos e Resumos.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ