O Instrumento da Comunhão
(Efésios 5:17-33; I Coríntios 12:12-31)

“E não vos embriagueis com vinho, que leva à devassidão, mas enchei-vos do Espírito.”

(Efésios 5:18)

Introdução. A igreja é um lugar ideal para exercitar comunhão. A comunhão é o produto
das relações interpessoais, devendo ser uma prática fundamentada no princípio da
humildade, amor e serviço ao próximo.
Uma vida envolvida na comunhão (Ef 5:17-21). Nossa vida com o Senhor nos coloca
numa vida de serviço e de amor ao próximo. Paulo, nestes versículos, exorta a não sermos
pessoas sem senso, como os que não têm Cristo, e ainda descreve pelo menos quatro
marcas na vida do crente, as quais devem ser observadas: a) Busca pela vontade de Deus
(v.17); b) Ser cheio do Espírito Santo (v.18); c) Com os irmãos, ter uma relação marcada
pelo louvor e adoração (v.19); d) Ter um coração grato (v.20).
A comunhão na vida conjugal (Ef 5:21-33). O Criador estabeleceu um padrão de família
em sua criação que continua valendo (Gn 1:27,28). Para Paulo, a família não é uma
“estrutura de dominação ou opressão”, mas é algo tão maravilhoso. Vejamos a direção
bíblica para:
֎ A esposa: Hoje, existe uma hermenêutica tendenciosa para a interpretação desse texto,
pois muitas mulheres se sentem desconfortáveis e diminuídas no seu casamento. A
liderança deve ser compartilhada, todavia, para o Criador, o líder é ele. Submissão é pôr-se
como auxiliar na missão do outro. Não inferior ou menos importante. Ser ajudadora idônea
não é uma patente menor.
֎ O esposo: A intenção do texto bíblico é: 1) Ser provedor do bem-estar da esposa (v.23) –
assim como Cristo pela igreja; 2) Amá-la como Cristo (v.25) – Cristo amou a igreja de
maneira incondicional e profunda; 3) Entregar-se por ela (v.25) – Ele se entregou ao
sofrimento, e recebeu a ira de Deus numa demonstração de quanto a ama; 4) Promover a
santificação dela pela Palavra (v.26); 5) Apresentá-la gloriosa (v.27) – Uma mulher bem-
amada é fulgurosa, brilhante. 6) Apresentá-la inculpável (v.27) – No Éden, Adão culpou Eva,
enquanto Cristo absolveu sua noiva, para fazê-la sem culpa; 7) Cuidar como Cristo (v.29) –
Cristo nutre e cuida da sua noiva muito além do material, isto envolve o emocional, físico,
espiritual, moral.
A igreja como corpo de Cristo (I Co 12:12-14). Paulo faz muitas alegorias em suas cartas
com a igreja: noiva, edifício, lavoura, família, rebanho, templo, mas a que ele mais
argumenta é a de um corpo com seus diversos membros (v,12), evocando a unidade em
meio à diversidade de membros de um corpo. A unidade é a diversidade trabalhando junta

pelo todo, como um motor de um carro, são peças diferentes, mas que trabalham juntas em
prol do todo. A unidade promovida por Cristo em seus membros promove o bem-estar de
todos.
A necessidade da igreja de ser corpo (I Co 12:15-31). Igreja é o corpo saudável de Cristo
(I Co 12:27), mas a saúde deste corpo depende da interação harmonizada dos membros,
todos interligados, em plena atividade pelo bem-estar do próprio corpo. Esta unidade tem
alguns aspectos que faz da igreja um corpo saudável: 1) Evitar a comparação sem sentido
(v.15-17); 2) Deus não comete erros (v.18); 3) A sintonia do corpo (v.20-24); 4) O cuidado
mútuo (v.25); 5) Ter empatia (v.26); 6) Interdependência (v.27-30).
Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ