O Dever do Ensino
(Mateus 28.19,20; 2 Timóteo 3.14-17)

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a
correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e

perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

(2 Timóteo 3. 16,17)

O ide de Deus é a missão da igreja. Quando Jesus subiu aos céus, concedeu aos seus
discípulos diretrizes que revelavam a razão de ser igreja (v.19). Precisamos entender que a
grande comissão é fazer discípulos (alunos) em todas as nações, ou seja, está
condicionado ao ensino. Não há como a igreja fazer discípulos sem o ensino da Palavra,
pois este é o meio pelo qual os princípios e valores do reino são estabelecidos na vida das
pessoas. Para muitos, o batismo é um fechamento do discipulado, sentindo-se “graduados”
a partir dele, por isso, deixam o discipulado, porém, discipulado é para toda a vida cristã,
esse aprendizado é, sem dúvida, ter uma relação com o Mestre Jesus. Jesus afirma que
estará com sua igreja até o final dos tempos (v.20). Isto quer dizer sempre em ação em nós
e por meio de nós.
Ao responder o convite de Jesus – “Vinde a mim todos que […] e aprendei de mim […]” (Mt
11.28,29) – somos levados a ser como Ele, pois não existe vida com Cristo sem um
processo de ensino-aprendizagem que nos direcione a viver como Jesus. A fé cristã não é
algo etéreo, ou apenas para elucubrações teológicas, mas ela é constituída de ensino
prático para a vida. A igreja não pode cumprir sua missão de ensinar sem algumas atitudes
como: Persistência, Aprendizado, Inteirado (a expressão quer dizer informado por inteiro),
Quem ensinou, Ensinar desde a infância, O conhecimento advindo das Sagradas Letras, O
axioma da salvação por meio de Cristo Jesus – Paulo apresenta o tema central do seu
ensino: “[…] para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” (v.15). O ensino, por mais
emocionante, claro e contundente que seja, que não tem esta verdade da fé, estará fadado
a ser secundário.
A Escritura Sagrada é a revelação escrita de Deus aos homens, isto é, ela não provém da
mente humana, mas do sopro divino, assim, sua autoridade advém exclusivamente da sua
autoridade divina. A Bíblia é, pois, o verdadeiro sentido do termo: Palavra de Deus (Rm
15.4).
Muitos enxergam as Escrituras com ceticismo, contestando sua inspiração, inerrância e
suficiência, uns afirmam que as Escrituras apenas contêm a Palavra de Deus, mas não é a
Palavra de Deus, enquanto outros fazem “malabarismo” hermenêutico para negar tudo que
é sobrenatural na Bíblia, tais como: milagres, encarnação, ressurreição e vinda de Jesus,
porém, a Bíblia é a revelação de Deus aos homens, TODA a Escritura é inspirada por Deus,
exatamente sobre esse inabalável fundamento devemos viver, erigir e ensinar nossa fé.

O ide de Jesus para sua igreja implica fazer discípulos (alunos). E não há como fazer
alunos de Cristo sem o ensino advindo das Escrituras Sagradas. Elas são extremamente
úteis e proveitosas para: Ensino, Repreensão, Correção, Instrução em justiça.
As Escrituras Sagradas são a fonte que equipa os santos, pois a missão a ser realizada é
impossível sem o conteúdo da Palavra de Deus. Paulo diz que a capacidade do crente em
fazer a vontade de Deus vem do próprio Deus (2 Co 3.5).
O pleno preparo da igreja está proporcionalmente ligado a quanto a igreja está
comprometida e submissa a toda Escritura. A realização das boas obras é ação dos salvos,
e não um meio para ser salvo. As boas obras foram preparadas de antemão pelo próprio
Deus a fim de que sua igreja andasse nelas (Ef 2.10).
Entre nós: As classes de escola bíblica devem ser frequentadas pelos crentes o ano inteiro.
Lá temos a oportunidade de aprendermos mais e mais a respeito da Palavra de Deus.
Você já faz parte de alguma classe da EBD? Procure uma em sua igreja.
Catarina Damasceno – Equipe de Estudos e Resumos.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ