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(Hebreus 7, 8)
“Mas agora tanto ele alcançou ministério mais excelente, quanto é mediador de uma aliança
melhor, firmada sobre melhores promessas.”(Hebreus 8:6)
Introdução. Na lição de hoje, abordaremos: a ordem de Melquisedeque, a superioridade do
seu sacerdócio, o novo concerto e o sacerdócio dos crentes.
A ordem de Melquisedeque (Hb 7:1-10). Melquisedeque (v.1) é, claramente, um tipo de
Cristo. Tudo o que se sabe dele no Antigo Testamento se acha em Gênesis 14:17-20; e no
Salmo 110:4. Ele foi um grande rei-sacerdote, e é à sua ordem sacerdotalque Cristo
pertence. “Melquisedeque é (meu) rei”, ou conforme a interpretação do versículo 2, “rei de
justiça”. Ele era rei de Salém (provavelmente, Jerusalém) e sacerdote do Deus Altíssimo (El
Elion), o qual foi ao encontro de Abraão depois que voltou da derrota que infringiu a
Quedorlaomer e seus aliados, apresentando-lhe pão e vinhom e abençoando-o em nome do
Deus Altíssimo, e que dele recebeu a décima parte do despojo que habia conquistado ao
inimigo (Gn 14:18 e segs.). No mesmo versículo 2, o autor diz: “E deu-lhe também Abraão o
dízimo de tudo. Seu nome significa, primeiramente, Rei de Justiça, e também Rei de Salém,
que é Rei de Paz”. Justiça e paz estão presentes na pessoa de Cristo. Os versículo 4-10
ensinam que o sacerdócio de Melquisedeque é maior que o de Arão, quando se contrasta
um com o outro. Em três coisas, pelo menos, as duas linhagens diferem
extraordinariamente. Em primeiro lugar: os filhos de Levi, uma vez feitos sacerdotes,
reberam instrução no sentido de recolher os dízimos de seus irmãos que descendiam de
Abraão. O próprio Abraão pagou dízimos a Melquisedeque, que era sacerdote para sempre.
Admite-se ainda o fato de até mesmo Levi, o recebedor de dízimos, haver pagado dízimos a
Melquisedeque, pois ainda se achava nos lombos do seu bisavô (ou pai) Abraão quando ele
pagou os dízimos ao rei de Salém. Semelhantemente, Melquisedeque abençoou Abraão e a
linhagem de Arão, e essa bênção provava a superioridade de Melquisedeque, visto que
sempre o menor é abençoado pelo maior.
A superioridade do sacerdócio de Melquisedeque (Hb 7:11-18). Sobre o sacerdócio
levítico, o autor declara que ele não nos torna perfeitos porque o próprio Levi, de onde
descendeu Arão, era imperfeito. O Senhor Jesus, nosso sumo sacerdote/mediador,
manifestou o seu sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque (v.11). Para o autor da
Epístola, mudando o sacerdócio muda-se a lei. A Lei Mosaica é o sacerdócio levítico são
incapazes de salvar o homem (v.12). O sacerdócio levítico era temporal, enquanto o
sacerdócio de Cristo é eterno. Há suficiência na pessoa e na obra de Cristo. Ele deve ser
tudo em nós (Cl 13:11).
O novo concerto (Hb 8:1-13). Este capítulo trata do novo concerto. É uma exposição da
eficácia do sacerdócio de Cristo, maior do que o de Melquisedeque e de Arão, de onde veio
o sacerdócio levítico.
O sacerdócio dos crentes. O sacerdócio dos crentes está fundamentado no sacerdócio de
Cristo. Há cinco aspectos desse sacerdócio: acesso ao Pai na mediação de Jesus Cristo
pela oração/intercessão, sabendo que o Espírito Santo nos ajuda quando oramos, e que
temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo” (Mt 6:5-13; Lc 18:1: Rm 8:26; I Jo
2:1); o exame livre das Escrituras, tendo a iluminação do Espírito Santo para a sua
compreensão (Hb 8:10,11; Jo 14:26; Lc 24:32,45); a evangelização dos perdidos; o
discipulado cristão; e o serviço amoroso ao próximo.
Para aplicar à vida. A)O Sacerdócio de Cristo é maior do que o de Melquisedeque e de
Adão. O que isto significa para o cristão? B)Há uma convicção de que o sacerdócio de
crente está fundamentado e orientado pelo sacerdócio de Cristo. Isto é fato? C)Como deve
ser exercido o sacerdócio a partir da igreja?
Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos