Os Grandes Exemplos de Fé
(Hebreus 11)
“A fé é a garantia do que se espera e a prova do que não se vê.”(Hebreus 11:1)
Introdução. A Escritura é a revelação escrita de Deus que expõe claramente o conceito de fé e as narrativas acerca de homens e mulheres que viveram pela fé. Na exposição de hoje os seguintes pontos serão contemplados: a natureza da fé, os grandes exemplos de fé e os vitoriosos que enfrentaram o sofrimento e a morte.
A natureza da fé (Hb 11:1-3). A natureza da fé é espiritual. Ela é a garantia do que se espera e a prova do que não se vê (v.1). Em Abraão, temos a natureza e o conceito de fé, pois esta é crer na Palavra de Deus. Abraão creu e isto lhe foi imputado como justiça (Rm 4:3). Fé é confiar na fidelidade de Deus. Foi isso que o patrirca fez (Gn 12:4). A palavra fé (grego: pistis) significa a atitude pela qual a inteira personalidade humana descansa sobre Deus ou o Messias em absoluta confiança e dependência do seu poder, bondade e sabedoria. A fé dá realidade e prova às coisas ainda não vistas, tratando-as como se fossem objetos da visão, e não da esperança. O fato essencial dá existência é que esta confiança em Deus, esta fé, é o alicerce sólido que sustenta qualquer coisa que faça a vida digna de ser vivida.
Os grandes exemplos de fé (Hb 11:4-11). Temos os seguintes exemplos históricos de perseverança que ilustram o triunfo da fé: ֎A fé de Abel foi demonstrada em seu sacrifício (v.4). O sacrifício de Abel foi melhor do que o de Caim. ֎A fé de Enoque foi demonstrada em sua caminhada de intimidade com Deus (v.5-6). Não é possível caminhar com Deus a não ser pela fé.O justo por sua fé viverá (Hc 2:4; Rm 1:17).֎A fé de Noé foi demonstrada no trabalho diligente de construção da arca (v.7). A construção da arca foi um ato de obediência a partir da fé. ֎A fé de Abraão foi demonstrada em sua obediência inabalável (v.8-19). ֎A fé dos patriarcas foi demonstrada por suas bênçãos e desejos finais (v.20-22). A fé em Cristo é abençoadora. ֎A fé da geração antes do Êxodo foi demonstrada em sua busca pela justiça apesar dos riscos envolvidos (v.23-28).Moisés foi um personagem marcado pela fé cujas características são provisão e proteção de Deus (v.23); renúncia à nobreza egípcia e fidelisade a Deus na missão que receveu (v.24-28). ֎A fé de Israel permitiu que a nação experimentasse o poder de Deus exibido em livramento e triunfo (v.29-30). ֎A fé da prostituta Raabe levou-a à lealdade ao povo de Deus no desejo de preservação da sua vida (v.31; Tg 2:25).
Vitoriosos mesmo no sofrimento e na morte (Hb 11:32-40). O autor de Hebreus pergunta no versículo 32: “E que mais direi?” É uma pergunta de alguémimpressionado com homens e mulheres que viveram pela fé e sofreram por vivê-la. Sabemos que, por meio das Escrituras e por nossa experência, viver pela fé significa ter uma vida que agrada a Deus, de sofrimento, mas com a certeza do triunfo (II Co 2:14). Temos nestre trecho o que F. B. Meyer chama de
“O nobre exército de mártires”. Há convicção em nosso coração de que uma fé vigorosa é compatível com visões as mais diversas da verdade divina. O conhecimento que Abel, Enoque ou Noé tinham da verdade divina era muito superficial; mas a fé com que eles se apegavam à pouca verdade a eles revelada era fortíssima, capaz de transformar vidas e ablar o mundo. Essas pessoas eram de idades e temperamentos diversos. A variedade era extraordinária, mas a unidade é inegável.
Para aplicar à vida. A)Qual deve ser a reação do cristão diante de circustâncias tão difíceis? Neste enfrentamento a fé tem sido praticada? B)Os grandes exemplos de fé ontem e de hoje têm sido uma inspiração na caminhada da vida cristã? C)Você pode visualizar pessoas da sua igreja que têm vivido pela fé?
Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos