O Reino de Israel ou do Norte: Samaria de Acazias a Jeoás

(1 Reis 22.51-53; 2 Reis 1-13)

“Fez o que era mau perante o Senhor; porém não como seu pai, nem como sua mãe; porque tirou a coluna de Baal, que seu pai fizera.”

(2 Reis 3.2a)

Nada mudou no reinado do Norte, as coisas pareciam piorar. Acazias seguiu o exemplo do pai e Deus não tolera a idolatria, um idólatra provoca a ira de Deus e, é bom lembrar que a idolatria não é apenas uma alusão às imagens, muitos adoram os diplomas; outros, a profissão; outros, jogadores e times de futebol. Cuidado para não cair no engano de achar que idolatria está relacionada apenas com outros deuses e imagens de escultura,

Certa ocasião, Acazias caiu da sacada da sua casa e se machucou, e em vez de consultar a Deus e pedir auxílio a Ele, foi se jogar aos pés de Baal para saber se iria se recuperar (2 Rs 1.2). “Por acaso não há Deus em Israel, para irdes consultar Baal-Zebude, deus de Ecrom?”(2Rs 1.3). Esta foi a pergunta que Deus mandou o profeta Elias fazer ao rei e, sem dúvida, serve como exortação para nós. Acácias não apenas foi confrontado com essa pergunta como foi comunicado que não se levantaria da cama, que morreria (2 Rs 1.4,6).

O poder que, muitas vezes, achamos que temos não é nada, não podemos confiar no nosso exército e nem nas nossas forças, Deus não perde nenhuma batalha, não podemos jamais ignorar suas exortações e ao mesmo tempo, duvidar de suas promessas.

Estava chegando ao final do ministério do profeta Elias; ele ascenderia ao céu, levado pelo Senhor em um redemoinho. Eliseu foi um amigo inseparável de Elias, foi seu sucessor, aprendeu humildemente a lhe servir, um exemplo de discípulo. Aprendemos uma lição com Elias: precisamos investir em novos discípulos, a idade e o tempo chegam para todos, um dia teremos que passar o bastão para outros e que tal prepará-los agora? Devemos ser líderes como Elias e discípulos como Eliseu.

Um período de guerra vai se instaurar contra Israel. Um rei sírio resolve atacar a nação israelita. Existe um campo invisível que não enxergamos, mas ele existe. Eliseu teve o discernimento espiritual e uma visão de Deus sobre todo o cenário. Como ele soube se não estava junto ao rei? O Deus dele sabe e vê tudo. O nosso Deus sabe de todas as coisas, não se pode esconder nada Dele. Não há como fugir da sua presença.

A cidade estava um verdadeiro caos, fome e os preços dos alimentos estavam caríssimos. Mas, o profeta de Deus estava lá para socorrer o povo e anunciar uma palavra de livramento para a população, ele prediz a abundância ao povo. Aconteceu o que ninguém esperava, quatro leprosos temerosos foram se entregar aos sírios. Ao chegarem ao arraial dos sírios não havia ninguém; eles haviam fugido. Os leprosos ficaram fartos de tantas riquezas que encontraram e, no final, voltaram para anunciar as boas-novas de Deus (2 Rs 7.3-20). Devemos confiar plenamente no livramento e na provisão de Deus. A nossa missão é anunciar as boas-novas do evangelho. O nosso Deus restaura a nossa sorte, Ele cuida e providencia tudo o que precisamos.

Jeorão casa-se com Atalaia que era filha de Acabe e ele andou no mesmo caminho do seu sogro (2 Rs 8.18b). Nada mudou no reinado dele em relação ao reino do Norte e o Senhor só teve misericórdia por causa do amor a Davi.

Joás, que começou a reinar quando ainda era uma criança, encontrou muito apoio em Joiada que o incentivou e ajudou muito durante seu governo. Foi durante o seu reinado que os Baalins foram extirpados e a adoração a Baal acabou, o povo passou a se interessar pela verdadeira adoração, mas com a morte de Joiada tudo se repetiu. Joás, ao ser levantado rei, faz muitas coisas, mas no final apostata também.

Conclusão: O afastamento de Deus causa isso: a idolatria reina quando o trono da nossa vida fica vazio. Existe um princípio que deve sempre ecoar em nossa mente e coração, para não cairmos no mesmo erro desses reis: que o Senhor é nosso único Deus e não há outro (Dt 6.4). Amém.

 

Catarina Damasceno – Equipe de Estudos e Resumos.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ