Revista Compromisso Ano XII N°446 2T2018

O PECADO UNIVERSAL E A SALVAÇÃO PELA FÉ

Romanos 3

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” (Rm 3:23)

Após completarmos 500 anos de Reforma Protestante, nada mais importante do que reestudar o ensinamento divino sobre o perdão de pecados e a salvação apenas pela fé.

A condenação do judeu e de todos os homens (vv. 1-20) Logo no começo, Paulo afirma que a circuncisão teve o seu valor na história, mesmo mediante a infidelidade de muitos judeus. A seguir, ele contrasta que a nossa injustiça, ou nossa forma pecaminosa de viver, ressalta a justiça divina. Isso mostra o valor eterno e maravilhoso de seus ensinamentos. A próxima controvérsia está ligada a uma possível superioridade dos judeus convertidos sobre os gentios por terem obedecido à lei do Senhor em sua prática religiosa anterior (v.). Paulo descarta esta visão citando textos do Velho Testamento. A lei por si própria, não transformava corações, não mudava atitudes. Ela apenas gerava um comportamento mecânico, ritualístico. A pessoa pecava e pagava sua pena com a devida oferta.

Salvação pela fé, sem distinções(v.21-24). Justiça – usada de várias maneira na Bíblia, esta palavra refere-se: 1)ao caráter de Deus (Jo 17:25); 2)ao dom oferecido a todos os que recebem a Cristo (aqui e em 5:17); e aos padrões de uma vida reta. Todos pecaram – o pecado é definido como a “transgressão da lei” em I Jo 3:4, e aqui como falta de conformidade à glória de Deus: as duas ideias são complementares, já que a lei de Deus é uma expressão do Seu caráter. Justificados – justificar era um termo legal que significava “assegurar um veredito favorável, absolver, vindicar, declarar justo”(Dt 25:11). É um ato de Deus (Rm 8:33), que torna a iniciativa e oferece os meios pela redenção que há em Cristo Jesus. O pecador que confia em Cristo recebe o dom divino da justiça (5:17), o que permite a Deus pronunciá-lo justo. Redenção – três ideias estão contidas nesta doutrina: 1)pagamento do resgate pelo sangue de Cristo (I Co 6:20; Ap 5:9); 2)remoção da maldição da Lei (Gl 3:13: 4:5); e 3)libertação da escravidão para a liberdade da graça (I Pe 1:18). A redenção é sempre pelo Seu sangue, pela morte de Cristo (Cl 1:14). (Parágrafo extraído de” A Bíblia Anotada”, Ed. Mundo Cristão, 1991)

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

 

Leituras Diárias

Segunda-feira – Romanos 3:1-4

Terça-feira – Romanos 3:5-8

Quarta-feira – Romanos 3:9-18

Quinta-feira – Romanos 3:19,20

Sexta-feira – Romanos 3:21-23

Sábado – Romanos 3:24-26

Domingo – Romanos 3:27-31

© 2017-20 PIBRJ