Revista Compromisso Ano CXII – N°446

O CRISTÃO LIVRE DA LEI

Romanos 7

“Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espirito, e não na velhice da letra.” (Rm 7.6)

“Qualquer cristão que começa a estuda a palavra de Deus já deve ter feito a mesma pergunta: se não vivemos mais no tempo da lei, que aspectos dela devemos obedecer? Devemos obedecê-la por inteiro ou apenas partes dela? E qual o efeito prático caso venhamos a descumpri-la em algum aspecto? Vamos responder a estas perguntas neste estudo.”

Uma vez que morremos com Cristo, morre com Ele o nosso desejo de praticar o mal. Assim, podemos praticar boas obras para Deus. A lei não é má ou um problema, pelo contrário é perfeita e santa, assim como Deus que a criou. No entanto, por causa da natureza humana caída do homem, escravo do pecado, a lei explicita o pecado que o condena. (v.14)

O apóstolo Paulo amava a lei de Deus e reconhecia que dentro dele havia uma guerra entre sua natureza pecaminosa e sua mente que o levava a pecar. (v. 22-23) Ele também reconhece que a graça de Cristo o justifica de seus pecados, porém ela não anula sua natureza caída neste tempo. Cristo nos enviou o Espírito Santo para nos auxiliar na luta entre nossa natureza e nossa mente para obedecermos a lei do Senhor. “Graças a Deus, a resposta está em Jesus Cristo, nosso Senhor. Na mente, quero, de fato, obedecer à lei de Deus, mas, por causa de minha natureza humana, sou escravo do pecado.” (v.25)

Elaine Amarante – Equipe de Resumos

Leituras Diárias

Segunda-feira – Romanos 7.1-3

Terça-feira – Romanos 7.4-6

Quarta-feira – Romanos 7.7-8

Quinta-feira – Romanos 7.9-12

Sexta-feira – Romanos 7.13-16

Sábado – Romanos 7.17-21

Domingo – Romanos 7.22-25

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: