DISCIPULADO CRISTÃO NAS CARTAS DE PEDRO
I Pedro 1-5; II Pedro 1;2
“Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.” (I Pedro 3.8,9)
Os cristãos a quem o apóstolo Pedro se dirigiu viviam como peregrinos. Ele os ensina que os verdadeiros cristãos são regenerados e como tais devem obedecer a Deus buscando viver uma vida de santidade, isto é, em um movimento de busca da santidade divina. Nesse movimento em direção a Cristo, não somos passivos, mas proativos, sendo diligentes e preparados.
Pedro fala da nossa diligência no procedimento correto, exatamente porque somos peregrinos para que vejam nossas boas obras, “e glorifiquem a Deus no dia da visitação.” Ele também recomenda a sujeitar-nos à autoridade humana por causa do Senhor. Sujeitar “transmite a ideia de respeito e consideração, não obediência a qualquer preço.”
“Pedro forneceu perspectivas a respeito das perseguições e sofrimentos de seus leitores; ele explicou as bases, os motivos e os objetivos de sofrer por ser cristão. A- O sofrimento por causa da retidão; B- O sofrimento pela glória de Deus; C- Sofrendo com Cristo; D- Os presbíteros e os jovens sofrendo juntos.” (p. 1.679)
Embora Pedro não mencione o termo discipulado, todavia, orienta para uma vida discipular. Na segunda carta, ele fala acerca de sermos “participantes da natureza divina”, após havermos escapado da corrupção do mundo (II Pe 1.4) e devemos empregar todo esforço para vivermos as virtudes cristãs cujo fim é o pleno conhecimento de Cristo.
Elaine Amarante – Equipe de Resumos
Bíblia de Estudo Genebra
Leituras Diárias
Segunda-feira – I Pedro 1
Terça-feira – I Pedro 2
Quarta-feira – I Pedro 3
Quinta-feira – I Pedro 4
Sexta-feira – I Pedro 5
Sábado – II Pedro 1
Domingo – II Pedro 2