A TENTAÇÃO E A PRÁTICA DA VIDA CRISTÃ

Tiago 1:1-27;2

“Entretanto, aquele que atenta bem para a lei perfeita, a lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas praticante zeloso, será abençoado no que fizer.” (Tiago 1:25)

Perfeição. “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto e descem do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.” (Tg 1:17) Tiago continua ensinando sobre a perfeição. Ele está insistindo na qualidade da vida cristã, ensinando que tudo de bom vem do Senhor, que a perfeição deve ser a meta de vida. Não há a possibilidade do Senhor mudar, de haver instabilidade na forma de agir do Pai celestial. Quem muda, quem pode variar são os homens, nada deve nos enganar ainda que, muitas vezes, as circunstâncias possam parecer algo do Senhor.

Pecado. De acordo com o Comentário Bíblico Broadman: “Tiago está preocupado, em primeiro lugar, com o fato de que o homem é responsável pelo seu próprio pecado; e isto é válido porque, em última análise, o próprio indivíduo decide pecar. Esta perspectiva não deve ser enfatizada a ponto de deixar passar despercebidas as forças malignas e circunstâncias individuais que contribuem para a decisão de uma pessoa pecar. Um modo de identificar se algo vem do Senhor é observar se as atitudes têm imperfeições, se há tristeza, se há contrariedade ou qualquer mácula, então, não vêm do Pai celestial.”

Atitudes práticas. “Meus amados irmãos, tende certeza disto: todo homem deve estar pronto a ouvir, ser tardio para falar e tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Por isso, livrando-vos de todo tipo de impureza moral e vestígio de maldade, recebei de boa vontade a palavra em vós implantada, poderosa para salvar a vossa vida.” (Tg 1:19-21) Se quisermos alcançar estes alvos, precisamos não somente conhecer intelectualmente estas ações, mas transformá-las em atitudes práticas diuturnamente em nosso viver.

Discriminação. “Meus irmãos, como tendes fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, não façais discriminação de pessoas.” (Tg 2:1) Se atentarmos sinceramente para o que acabamos de ler, encontraremos razões para alterarmos algumas de nossas atitudes, pois quase sempre na prática, muitas vezes, em nome de muita gentileza e respeito, temos praticado a discriminação. Nem por isso, podemos perder a dimensão de pecado e pecador.

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

 

Leituras Diárias

Segunda-feira – Tiago 1:13-18

Terça-feira – Tiago 1:19-27

Quarta-feira – Tiago 2:1-13

Quinta-feira – Tiago 2:14-17

Sexta-feira – Tiago 2:18

Sábado – Tiago 2:19-23

Domingo – Tiago 2:24-26

 

 

  1. 12 de outubro de 2018

    Sou membro da Igreja Batista Central em Além Paraíba. E junto com a Revista Compromisso gosto dos estudos desta amada Igreja. Só que já não consigo baixar os estudo do trimestre. Neste ano de 2018 não consigo acessar os estudos. Peço que me mande os estudo deste 4° trimestre. Desde já agradeço e Deus abençoe a todos.

    • 27 de novembro de 2018

      Boa noite,
      A Paz do Senhor.
      Obrigada por participar dos estudos conosco.
      Antigamente , de fato, os estudos eram colocados por trimestre; atualmente colocamos um estudo por domingo, de sorte, que o irmão terá que baixar à medida que forem postados.
      Em Cristo,
      Equipe de estudos e resumos.
      (Luiza)

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: