O TESTEMUNHO NA VIDA CRISTÃ
I Pedro 2; 3
“Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.” (I Pedro 3.8,9)
Nos primeiros versículos do capítulo dois, Pedro incentivou a seus leitores “a viverem como um templo e um sacerdócio.” Os cristãos são templo do Espírito Santo e juntos devem adorar a Deus, como casa do Espírito. “Todo verdadeiro cristão é um sacerdote no sentido de: ter acesso igual e imediato a Deus; servi-lo pessoalmente; interceder pelos outros; e levar outros a receberem o sacrifício definitivo de Deus, Jesus Cristo.” (p. 1.682)
“Pedro focalizou sobre como a salvação em Cristo deve influenciar o comportamento e a atitude dos cristãos numa variedade de relacionamentos sociais. Ele mencionou o mundo em geral (2.11,12), as autoridades civis (2.13-17), os relacionamentos familiares (2.18-3.7) e encerrou com um resumo (3.8-12)”. (p. 1.683)
Outro tema abordado na carta é o “sofrimento e o serviço do cristão”. No capítulo três, Pedro fala sobre o sofrimento por causa da retidão. Ele “advertiu que se os cristãos tiverem de sofrer, que não seja por causa de pecado. V.13-22” (p. 1.685)
Podemos identificar em cada um dos temas abordados por Pedro em sua carta, como deve ser o nosso viver como crentes em Cristo Jesus. Pois nosso modo de viver cada circunstância, de adorar, se servir apontam para quem servimos e assim testemunhamos de Cristo. Nosso testemunho deve glorificar a Deus, uma vez que, somos templo do Espírito e foi nos dado um sacerdócio em Cristo.
Elaine Amarante– Equipe de Resumos
Bíblia de Estudo de Genebra
Leituras Diárias
Segunda-feira – I Pedro 2.1-5
Terça-feira – I Pedro 2.6-10
Quarta-feira – I Pedro 2.11-17
Quinta-feira – I Pedro 2.18-25
Sexta-feira – I Pedro 3.1-7
Sábado – I Pedro 3.8-13
Domingo – I Pedro 3.14-22