OS SALMOS DE EXALTAÇÃO À LEI DE DEUS– Parte II

Salmo 119

“Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.” (Salmo 119:18)

Salmo 119 – estrutura e tema. Este salmo é o mais longo capítulo da Bíblia e fruto de uma primorosa elaboração que sempre deve ser apreciada. O salmo se compõe de 22 blocos de oito versículos cada, e cada bloco está associado à uma das letras do alfabeto hebraico, que é também a letra inicial do texto de cada versículo do bloco. O sofisticado acróstico não se preserva na tradução, mas a lembrança dele leva a pensar na dedicação e no esforço despendidos no seu preparo. O tema deste capítulo é um só: a Lei de Deus, expressa em um conjunto de seus sinônimos, como mandamento, preceito, palavra, ordenança, testemunho, decreto. Cada um dos 176 versículos é uma declaração de amor e comprometimento com a palavra de Deus.

Expressões de amor e comprometimento. O estudo deste salmo não é tarefa fácil: não há um encadeamento de ideias, ou temas sendo desenvolvidos; há apenas pensamentos isolados que, embora belos e significativos, estão arranjados em ordem alfabética hebraica. É preciso se prender ao seu conceito básico de expressões de amor e comprometimento com a Palavra de Deus e seu estudo. Como o salmista se relacionava com a Palavra de Deus deve ser um parâmetro aferidor para avaliar como utilizo a Bíblia na minha devocional. Como devo estudar a Bíblia?

Para a minha devocional. 1) Quais atitudes e comportamentos de envolvimento com a Palavra de Deus e amor a ela que o Salmo 119 expressa e que posso dizer que são minhas também? 2)Reconheço que a única forma de exaltação à Lei de Deus é submeter-me à ela incondicionalmente? 3)Que advertências me vieram recentemente da Palavra e me induziram a corrigir meus atos?

Resoluções do coração. O Salmo 119 fala de resoluções do coração. Cada uma dessas declarações ressalta um aspecto ou perspectiva do que é dedicar-se à Palavra de Deus e do que a Bíblia significa para quem investe tempo com ela. Pode ser dito que é o testemunho de mais de uma centena de pessoas para quem a Bíblia, mesmo que não tão completa como temos, fazia diferença. Elas viviam para ela e por ela e, por isso, o testemunho deles é relevante para cada fiel hoje. Há mais um salmo que apresenta declarações a respeito do valor da Palavra de Deus – Salmo 19:7-14, e aí se encontra uma conclusão para este estudo: “A Lei do Senhor é perfeita, e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria ao simples.” (Sl 19:7).

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

Leituras Diárias

Segunda-feira – Salmo 119:1-24

Terça-feira – Salmo 119:25-48

Quarta-feira – Salmo 119:49-72

Quinta-feira – Salmo 119:73-96

Sexta-feira – Salmo 119:97-120

Sábado – Salmo 119:121–144

Domingo – Salmo 119:145-176

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ