OS SALMOS DE CELEBRAÇÃO DE VITÓRIAS – CONFIANÇA EM DEUS – I
Salmos 11; 16; 27; 34; 37; 62; 78.
“Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:” (Salmos 37.5)
Como declaração de compromisso e dependência de Deus, o salmo de confiança típico possui algumas marcas características. Ele não apresenta um pedido relacionado a uma situação real de necessidade, e não faz referência a uma razão específica de gratidão. Além disso, reconhece Deus como agente ativo no mundo dos seres humanos, com poder de intervir diretamente no curso dos acontecimentos. Um salmo de confiança é também voltado ao futuro, proclamando a esperança em ações e realizações de Deus. Por fim, relembra experiências vitoriosas onde a ação de Deus foi notada.
Salmo 11: Este salmo abrange diferentes situações no âmbito individual, comunitário e nacional (…). A grandeza deste salmo está na resposta do salmista, “Eu me refugio no Senhor”, firmada em três convicções. 1- Deus está atento e nada lhe passa desapercebido; 2- Deus prova tanto o justo como o ímpio; 3- A convicção da esperança: os ímpios terão a recompensa pelo que fizerem e os justos verão o rosto de Deus.
Salmos 17: A confiança em Deus expressa neste salmo exclui todas as demais soluções para a vida e também para a morte. Não há plano B. “És tu quem garante o meu destino.”(v.5) A dependência total de Deus é fundamento essencial da verdadeira confiança.
Salmos 27: O salmista admite possibilidades catastróficas para verificar se sua fé resistiria a eventuais desastres e se seria possível considerar que, mesmo em situação extrema, sua confiança em Deus permaneceria inabalável.
Salmo 34: É a experiência de vida usada pelo salmista para chamar à fidelidade a Deus e ressaltar o que Deus faz em favor daqueles que o temem.
Salmo 37: Este salmo deve conduzir a uma conscientização a respeito do ímpio e do perigo que ele representa para a minha fé, a ponto de desejar invejá-lo. (…) Como Davi neste Salmo, preciso de maneira constante e exaustiva, relembrar esse conflito que opõe o justo ao ímpio e reafirmar: “Confia no Senhor e faze o bem”. Reafirmar a disposição de depender somente de Deus.
Elaine Amarante – Equipe de Resumos
Leituras Diárias
Segunda-feira – Salmo 11. 1-7
Terça-feira – Salmo 16.1-11
Quarta-feira – Salmo 27.1-14
Quinta-feira – Salmo 34.1-22
Sexta-feira – Salmo 37.1-40
Sábado – Salmo 62.1-12
Domingo – Salmo 78.1-72