OS SALMOS DE CELEBRAÇÃO DE VITÓRIAS – CONFIANÇA EM DEUS – Parte II

Salmos 91, 92, 95, 105, 106, 112, 114

“Ele não teme más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor.” (Salmo 112:7)

Nesta segunda parte do estudo dos de confiança em Deus, os frutos produzidos por esta confiança e suas consequências são destacados.

SALMO 91 – “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo.” – É um salmo que se pode portar para exibir ao se chegar `a soleira da angústia, ao se adentrar ao saguão do sofrimento, ao se sentir imobilizado na varanda da dúvida, ao defrontar com a escadaria da dificuldade e também ao passear pelas galerias da alegria e se deslumbrar nos salões do sucesso. De fato, ele pode ser o salvo-conduto de imunidade para qualquer circunstância e o passaporte que atesta onde é a nossa moradia.

SALMO 92 – “Os justos florescerão como a palmeira.” – O cântico de ações de graças neste salmo fala da alegria de se confiar em Deus. A espontaneidade do salmista, ao reconhecer isso, é marcante e deve nos inspirar a fazer o mesmo. Há aqui, apenas, a expressão sincera de sentimentos eu se originaram e se solidificam na experiência de estar com Deus.

SALMO 105 – “Buscai ao Senhor e a sua força; buscar sempre a sua face.” Diversos salmos recontam a história do povo hebreu, buscando enfatizar a fidelidade a Deus. São apelos para  que o homem não se esqueça da própria trajetória, tornando-se insensível à percepção das causa de derrotas e vitórias do passado. São advertências para nós também.

SALMO 112  – “Bem-aventurado o homem que teme o Senhor.” Mais uma conclamação à fidelidade de Deus, com destaque aos frutos de natureza material: descendência poderosa, prosperidade e riqueza, capacidade de emprestar, integridade nos negócios. O contrabalanço desta ênfase é a prática da misericórdia para com os necessitados.

SALMO 114 – “Os montes saltaram como carneiros, e as colinas, como cordeiros.” Este salmo é um canto de exaltação das ações divinas em favor de Israel, com referência à libertação do Egito. As forças da natureza e as maneiras como Deus agiu e pode agir sobre elas são o ponto alto. Com Deus tudo pode mudar; com ele, não há sorte predefinida, nem sina ou maldição.

DEVOCIONAL – Quais frutos da confiança em Deus me faltam e devo pedir ao Senhor? Cultivo um espírito de alegria e gratidão, lembrando os cuidados de Deus para comigo e como testemunho vivo da minha fé nele?

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

 

Leituras Diárias

Segunda-feira – Salmo 91:1-16

Terça-feira – Salmo 92:1-15

Quarta-feira – Salmo 95:1-11

Quinta-feira – Salmo 105:1-45

Sexta-feira – Salmo 106:1-48

Sábado – Salmo 112:1-10

Domingo – Salmo 114:1-8

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: